Êx 34,29-35:
Quando viram Moisés, não se aproximaram dele
Sl 99:
«Tu és santo, Senhor, nosso Deus»
Mt 13,44-46:
Vende tudo o que tem e compra o campo
Quarta-feira, 17ª Semana do Tempo Comum, Santa María de Jesús Venegas (1959); São Pedro Crisólogo (451)
Naquele tempo, disse Jesus à multidão:
44 "O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo.
45 O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas.
46 Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola".
Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.
Comentário
Moisés atua como mediador entre Deus e o povo. Nós encontramos o povo dócil à liderança de Moisés, a quem Deus se dirige diretamente para instruir o povo no processo de organização como uma sociedade alternativa. É oportuno rezar pelos nossos guias no caminho rumo a Deus, para que tenham sabedoria e saibam animar os processos de fé e de comunidade.
Jesus apresenta duas parábolas para motivar as pessoas a provocar mudanças em seus caminhos. Tanto o tesouro escondido quanto a pérola de grande valor exigem corações dispostos a sacrificar algo. Algo é abandonado por um bem maior. Portanto, precisamos reconhecer que o Reino de Deus não vem a nós sem a renúncia de interesses pessoais ou estruturas que não beneficiam a maioria. Vivemos em sociedades polarizadas com falta de liderança que cuide do bem comum. Se quisermos colaborar com a transformação da sociedade, não podemos fazer prevalecer atitudes que dividem ou que geram partidos. Que, como Igreja, exerçamos o papel mediador sem cair no favoritismo.
Pensamento do dia:
"Deus, que quer agir conosco e contar com a nossa cooperação; ele também é capaz de tirar algum bem dos males que praticamos" (LS 80).