Quarta-feira, 15ª Semana do Tempo Comum Nossa Senhora do Carmo
25 Em certa ocasião, Jesus exclamou: "Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque, ocultando estas coisas aos sábios e entendidos, tu as revelaste aos simples!"
26 Sim, Pai, essa foi a sua escolha.
27 Meu Pai me confiou todas as coisas: ninguém conhece o Filho, senão o Pai; ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho quiser revelá-lo.
Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.
Comentário
O Evangelho de Mateus enfatiza que os prediletos do reino são os desprotegidos, descartados e simples porque têm apenas Deus como sua riqueza e sia defesa. Sua imagem se desvanece naquelas pessoas ou grupos humanos que se consideram superiores, importantes e que aparentemente têm tudo resolvido. Por isso, os discípulos de todas as gerações precisam prestar atenção ao nosso modo de vida, que deve ser justo e misericordioso. A nossa vocação de ouvintes e de servidores da Palavra impele-nos a estabelecer relações equilibradas com toda a criação. Mesmo que vivamos sedentos por coisas e experiências, é bom ter bem claro o que está em conformidade com a nossa fé e a moral cristã e o que é saudável para nós e para o outro. É prudente discernir se a minha participação na comunidade cristã me torna uma pessoa humilde. Que Jesus e sua causa estejam no centro de nossos projetos e iniciativas.
Pensamento do dia:
"Manter o coração limpo de tudo o que mancha o amor, isso é santidade" (GE 86).