Quarta-feira, 14ª Semana do Tempo Comum, N. S. de Chiquinquirá; São Paulino (1942)
Naquele tempo,
1 Jesus chamou os doze discípulos e deu-lhes poder para expulsarem os espíritos maus e para curarem todo tipo de doença e enfermidade.
2 Estes são os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João;
3 Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o cobrador de impostos; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu;
4 Simão, o Zelota, e Judas Iscariotes, que foi o traidor de Jesus.
5 Jesus enviou estes Doze, com as seguintes recomendações: "Não deveis ir aonde moram os pagãos, nem entrar nas cidades dos samaritanos!
6 Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel!
7 Em vosso caminho, anunciai: 'O Reino dos Céus está próximo'".
Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.
Comentário
Como os apóstolos de Jesus, somos chamados e enviados ao mundo em missão. A lista de realidades que nos afligem e oprimem pode intimidar ou assustar qualquer pessoa. É necessária uma profunda experiência de fé e de comunidade para nos tornar sinais visíveis de esperança, de paz e de acolhimento, especialmente para todos aqueles que não encontram caminhos de justiça e de dignidade. Sem raízes e identidade, o crescimento pessoal não será possível e, sem dúvida, o desejo de dedicação e serviço aos outros será menos provável. Mais realização pessoal, mais doação. Tomar consciência do chamado à vida, viver a promessa de um futuro esperançoso, tudo isso é realizado na medida da nossa certeza de que estamos inseridos no plano redentor e salvador de Deus. Uma vez pertencendo à comunidade, é vital reconhecer as pessoas com quem vivemos e celebram a fé; nessa dinâmica, aprendemos a aceitar as pessoas com suas necessidades e possibilidades. Assim mós podemos nos reconhecer como participantes ativos do projeto do Reino, que Jesus e a comunidade dos discípulos eram apaixonados. Nada mal viver a paixão pelo Reino.
Pensamento do dia:
"Deus é as novidade que nos impele a partir sempre de novo e a ir além do conhecido, rumo às periferias e fronteiras" (GE 135).