Sexta-feira Sagrado Coração de Jesus
Naquele tempo,
3 Jesus contou aos escribas e fariseus esta parábola:
4 "Se um de vós tem cem ovelhas e perde uma, não deixa as noventa e nove no deserto, e vai atrás daquela que se perdeu, até encontrá-la?
5 Quando a encontra, coloca-a nos ombros com alegria,
6 e, chegando à casa, reúne os amigos e vizinhos, e diz: 'Alegrai-vos comigo! Encontrei a minha ovelha que estava perdida!'
7 Eu vos digo: Assim haverá no céu mais alegria por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão".
Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.
Comentário
No coração de Jesus moram todos os pobres; daí que a primazia da missão de Jesus e hoje da Igreja, estão todos aqueles que, como consequência da injustiça, vivem na miséria e sofrem a opressão. Eles são o produto de um sistema econômico e social que descarta aqueles que não respondem ao ritmo de consumo e rapidez, isto é, a aceleração da vida, sem descanso, em que a sociedade se encontra atualmente. O Evangelho de hoje nos convida a fixar nossos sentidos, habilidades e liderança na ovelha perdida, ou seja, nas pessoas e comunidades que, devido à globalização da indiferença, são privados da sua própria identidade, da sua cultura, dos seus sonhos e projetos. Nas comunidades cristãs, não devemos tornar ninguém invisível, embora isso hoje seja totalmente normal na sociedade narcisista e onde não há preocupação com o outro. Ir em busca da ovelha perdida é um ato arriscado e profundamente misericordioso, assim como Deus, que rompe todas as fronteiras e esquemas humanos para salvar e cuidar da vida de toda a criação. Que o Senhor te abençoe...
Pensamento do dia:
"A solidariedade se expressa concretamente no serviço, que pode assumir formas muito diferentes de cuidar dos outros" (FT 115).