5ª Sem T C
São Miguel Febres (1910)
1Reis 8,1-7.9-13: Eles trouxeram a arca da aliança para o Tabernáculo, e a nuvem encheu o templo
Sl 132: "Levanta-te, Senhor, vem à tua mansão"
Mc 6,53-56: Eles o tocaram e foram curados
Naquele tempo, 53 tendo Jesus e seus discípulos acabado de atravessar o mar da Galileia, chegaram a Genesaré e amarraram a barca. 54 Logo que desceram da barca, as pessoas imediatamente reconheceram Jesus. 55 Percorrendo toda aquela região, levavam os doentes deitados em suas camas/macas para o lugar onde ouviam falar que Jesus estava. 56 E, nos povoados, cidades e campos onde chegavam, colocavam os doentes nas praças e pediam-lhe para tocar, ao menos, a barra de sua veste. E todos quantos o tocavam ficavam curados.
Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.
Comentário
Jesus revela a face de Deus misericordioso, um Deus que escolhe os menores da sociedade, aqueles que não contam para nada. Esse Deus é fonte de alegria e esperança, tanto para o povo quanto para nós, especialmente nestes tempos em que uma mensagem de consolo e misericórdia é urgente. Ao final de sua jornada pelo lago, Jesus desembarca e se vê novamente com uma multidão doente e sem esperança. Os doentes e paralíticos eram levados em macas para serem curados. Eles precisavam do contato físico com Jesus para obter a cura. O evangelho não especifica as doenças curadas, mas podemos supor que incluíam doenças físicas e espirituais. As pessoas curadas, eram reintegradas à vida social e voltavam a trabalhar, o que significava salvação e realização. Também hoje, nossa sociedade sofre, e muito, de doenças físicas, sociais, emocionais e espirituais. E nós, é preciso que estejamos dispostos a abrir mão daquilo que nos deixa doentes! Quais as doenças da nossa sociedade que mais precisam de cura?
Pensamento do dia:
"O Cristo, na cruz, nos salvou na Cruz de nossos pecados, com o mesmo poder, pela sua entrega total, continua nos salvando ainda hoje" (Cap. 119).