5ª Sem T C
Santa Eulália (304)
1Reis 11,4-13: "Porque foste infiel, tirarei de ti o reino"
Sl 106: "Lembra-te de mim, Senhor, pelo bem do teu povo"
Mc 7,24-30: Os cães comem as migalhas jogadas pelas crianças debaixo da mesa
Naquele tempo, 24 Jesus saiu e foi para a região de Tiro e Sidônia. Entrou numa casa e não queria que ninguém soubesse onde ele estava. Mas não conseguiu ficar escondido. 25 Uma mulher, que tinha uma filha com um espírito impuro, ouviu falar de Jesus. Foi até ele e caiu a seus pés. 26 A mulher era pagã, nascida na Fenícia da Síria. Ela suplicou a Jesus que expulsasse o demônio de sua filha. 27 Jesus disse: "Deixa primeiro que os filhos fiquem saciados, porque não está certo tirar o pão dos filhos e jogá-lo aos cachorrinhos". 28 A mulher respondeu: "É verdade, Senhor; mas também os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem as migalhas que as crianças deixam cair". 29 Então Jesus disse: "Por causa do que acabas de dizer, podes voltar para casa. O demônio já saiu de tua filha". 30 Ela voltou para casa e encontrou sua filha deitada na cama, pois o demônio já havia saído dela.
Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.
Comentário
O Evangelho coloca Jesus na região de Tiro e Sidônia, na fronteira norte da Palestina, uma terra de descrentes. Ele tenta passar despercebido, mas não consegue; sua fama ultrapassou fronteiras, e uma mulher siro-fenícia se aproxima dele para pedir ajuda para a saúde da filha. A resposta de Jesus ao pedido da mulher é intrigante, tanto para ela quanto para a multidão. No entanto, a mulher não demora em responder, e sua resposta é ainda mais surpreendente do que a do Mestre: "Senhor, até os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem as migalhas que as crianças deixam cair". Com essa resposta, a mulher demonstra uma profunda convicção de fé, mesmo em uma terra pagã, e alcança a cura de sua filha. O encontro com Jesus transforma a todos os que nele creem. Jesus muda sua atitude, a menina é curada, a mulher é confirmada na fé, e as testemunhas aprendem, tanto com a mulher quanto com o Mestre.
Pensamento do dia:
É necessário ter "a capacidade de encontrar caminhos onde outros veem apenas muro; é a capacidade de reconhecer possibilidades onde outros veem apenas perigos" (ChV 67).