Sexta-feira, 15ª Semana do Tempo Comum, Santa Sinforosa e seus sete filhos martirizados (século II)
1 Naquele tempo, Jesus passou no meio de uma plantação num dia de sábado. Seus discípulos tinham fome e começaram a apanhar espigas para comer.
2 Vendo isso, os fariseus disseram-lhe: "Olha, os teus discípulos estão fazendo, o que não é permitido fazer em dia de sábado!"
3 Jesus respondeu-lhes: "Nunca lestes o que fez Davi, quando ele e seus companheiros sentiram fome?
4 Como entrou na casa de Deus e todos comeram os pães da oferenda que nem a ele nem aos seus companheiros era permitido comer, mas unicamente aos sacerdotes?
5 Ou nunca lestes na Lei, que em dia de sábado, no Templo, os sacerdotes violam o sábado sem contrair culpa alguma?
6 Ora, eu vos digo: aqui está quem é maior do que o Templo.
7 Se tivésseis compreendido o que significa: 'Quero a misericórdia e não o sacrifício', não teríeis condenado os inocentes.
8 De fato, o Filho do Homem é senhor do sábado".
Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.
Comentário
Estamos imersos em um sistema que se apega a um modelo de produção e consumo excessivos. Nós nos percebemos seduzidos e distraídos por estilos de vida de aparência luxuosa. O que importa é ganhar dinheiro para comprar e reconhecimento social pela aparência externa. Os valores da convivência estão sendo perdidos e somos reduzidos às engrenagens de um mundo materialista. As redes sociais e, em geral, os meios de comunicação de massa vendem estereótipos que ignoram a dignidade de cada pessoa, violando um dos direitos fundamentais. O evangelho nos convida a não viver ingenuamente; não é possível que interesses econômicos egoístas, produção excessiva e instrumentalização dos recursos naturais tenham a colaboração dos cristãos. Não podemos ser participantes de governos ou projetos que ameacem o bem-estar da maioria. Pensemos se nossos estilos de vida contribuem para o cuidado integral da vida e da natureza.
Pensamento do dia:
"Estar abertos às diferenças e saber valorizá-las em nome da fraternidade humana" (FT 129).