Êx 14,5-18:
«Sabereis que eu sou o Senhor, quando me cobrirdes de glória»
Ex 15:
"Cantemos ao Senhor, sublime é a sua vitória"
Mt 12,38-42:
Eis quem é maior do que Salomão
16ª Semana do Tempo Comum, San Lorenzo de Brindisi (1619)
Naquele tempo,
38 alguns mestres da Lei e fariseus disseram a Jesus: "Mestre, queremos ver um sinal realizado por ti".
39 Jesus respondeu-lhes: "Uma geração má e adúltera busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal do profeta Jonas.
40 Com efeito, assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim também o Filho do Homem estará três dias e três noites no seio da terra.
41 No dia do juízo, os habitantes de Nínive se levantarão contra essa geração e a condenarão, porque se converteram diante da pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas.
42 No dia do juízo, a rainha do Sul se levantará contra essa geração, e a condenará, porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão, e aqui está quem é maior do que Salomão".
Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.
Comentário
Encontramos um povo migrando para a terra prometida. Ao longo do caminho, ele anseia pela segurança de sua vida passada. A ironia percorre a história, pois as pessoas têm medo de assumir as consequências da liberdade autêntica. Em meio às incertezas e erros humanos que marcam a história, Deus está presente para acompanhar esses processos complicados. No Evangelho, são os estudiosos e fariseus que aparecem prisioneiros de uma estrutura religiosa legalista. Eles pedem um sinal que testifique que Jesus vem de Deus. Aparentemente, aqueles que mais se apegam à tradição têm mais dificuldade em perceber a ação libertadora de Deus. E nós, nos mostramos abertos às mudanças? Ou preferimos os títulos do passado? Abramos o coração à ação do Espírito e apreciemos uma Igreja que deixa de ser museu para se tornar protagonista de mudanças na família e no mundo.
Pensamento do dia:
"Este é um sinal, entre muitos outros, de que as outras criaturas deste mundo deixaram de ser companheiras de viagem e se tornaram nossas vítimas" (LD 15).