Ex 16,1-5.9-15:
«Do céu fará chover pão»
Sl 78:
«O Senhor deu-lhes o pão do céu»
Mt 13,1-9:
A semente caiu em boa terra e deu fruto
Quarta-feira, 16ª Semana do Tempo Comum, Santa Brígida (1373)
1 Naquele dia, Jesus saiu de casa e foi sentar-se às margens do mar da Galileia.
2 Uma grande multidão reuniu-se em volta dele. Por isso Jesus entrou numa barca e sentou-se, enquanto a multidão ficava de pé, na praia.
3 E disse-lhes muitas coisas em parábolas: "O semeador saiu para semear.
4 Enquanto semeava, algumas sementes caíram à beira do caminho, e os pássaros vieram e as comeram.
5 Outras sementes caíram em terreno pedregoso, onde não havia muita terra. As sementes logo brotaram, porque a terra não era profunda.
6 Mas, quando o sol apareceu, as plantas ficaram queimadas e secaram, porque não tinham raiz.
7 Outras sementes caíram no meio dos espinhos. Os espinhos cresceram e sufocaram as plantas.
8 Outras sementes, porém, caíram em terra boa, e produziram à base de cem, de sessenta e de trinta frutos por semente.
9 Quem tem ouvidos, ouça!"
Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.
Comentário
As histórias são unidas por duas situações difíceis e duas respostas encorajadoras: protesto e frustração são respondidos com proximidade e confiança. O povo de Israel, caminhando pelo deserto, questiona a liderança de Moisés. Vamos pensar que eles estão no seu direito porque nenhuma liderança, por mais positiva que seja, é inquestionável. Eles clamam a Deus porque o medo da fome é real; Deus não é indiferente e responde saciando seu povo. O Salmista canta a memória histórica deste gesto providente. A parábola de Jesus evoca a frustração de quem semeia em campos diferentes e só colhe no último. Contemplar Jesus pregando na praia lembra o êxodo do povo e o convite à confiança que deve sustentar o caminho da comunidade de discípulos. Viver da liberdade será sempre um desafio cristão. Deus caminha com seu povo quando eles protestam, sacia-os e os livra de seus medos. E Deus nos estimula também a semear, convidando-o a confiar que a terra dará frutos.
Pensamento do dia:
"A fé autêntica não só fortalece o coração humano, mas transforma toda a vida, transfigura as metas, ilumina a relação com os outros e os vínculos com toda a criação" (LD 61).