27 de Julho de 2025

Gênesis 18:20-32: 
"Não fique zangado, meu Senhor, se eu continuar falando"
Salmo 138: 
"Quando te invoquei, Senhor, tu me ouviste"
Colossenses 2:12-14: 
Ele lhes deu vida em Cristo
Lucas 11:1-13: 
"Quando orardes, dizei: Pai nosso..."

 

Domingo, 17º DOMINGO DO TEMPO COMUM, San Pantaleón (303)

 

1 Jesus estava rezando num certo lugar. Quando terminou, um de seus discípulos pediu-lhe: "Senhor, ensina-nos a rezar, como também João ensinou a seus discípulos". 
2 Jesus respondeu: "Quando rezardes, dizei: 'Pai, santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino. 
3 Dá-nos a cada dia o pão de que precisamos, 
4 e perdoa-nos os nossos pecados, pois nós também perdoamos a todos os nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação'". 
5 E Jesus acrescentou: "Se um de vós tiver um amigo e for procurá-lo à meia-noite e lhe disser: 'Amigo, empresta-me três pães, 
6 porque um amigo meu chegou de viagem e nada tenho para lhe oferecer', 
7 e se o outro responder lá de dentro: 'Não me incomodes! Já tranquei a porta, e meus filhos e eu já estamos deitados; não me posso levantar para te dar os pães'; 
8 eu vos declaro: mesmo que o outro não se levante para dá-los porque é seu amigo, vai levantar-se ao menos por causa da impertinência dele e lhe dará quanto for necessário. 
9 Portanto, eu vos digo: pedi e recebereis; procurai e encontrareis; batei e vos será aberto. 
10 Pois quem pede, recebe; quem procura, encontra; e, para quem bate, se abrirá. 
11 Será que algum de vós que é pai, se o filho pedir um peixe, lhe dará uma cobra? 
12 Ou ainda, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? 
13 Ora, se vós que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do Céu dará o Espírito Santo aos que o pedirem!" 

Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.

 

Comentário

As leituras deste domingo nos convidam a cuidar de nosso relacionamento com Deus e, a partir daí, de nossos vínculos. Se permitimos que Deus se faça presente em nossa vida, vamos notar como crescem nossa sensibilidade e nossa capacidade de amar sem condição ou distinção. Precisamos de uma espiritualidade que promova o cultivo da confiança, do perdão, do amor e de uma vida de oração. Todas estas atitudes parecem indispensáveis se quisermos viver uma comunhão madura e um aprendizado recíproco. Além disso, é importante rever nossa imagem ou imagens a respeito de Deus. No relato de Gênesis, por exemplo, a percebe-se a imagem de um Deus compreensivo. Abraão implora perdão para o povo e clama a Deus pela vida. A imagem que reconhecemos supera a de um Deus vingativo. 
O pecado no coração do ser humano enfrenta uma justiça que busca a reparação do dano e a reabilitação do pecador. Tudo em chave de misericórdia. Por isso, o salmo canta ao Deus que ouve as súplicas e preserva a vida de seus fiéis. Mais tarde, Paulo, na carta aos Colossenses, enfatiza a mensagem anterior: pois nem a violação de leis injustas, nem crimes, escravidão ou dívidas são superiores à vida que procede de Deus. O cancelamento do documento da lei na cruz é uma imagem redentora e libertadora que faz prevalecer a justiça e o perdão, não pelo cumprimento de cláusulas, mas pela gratuidade.
Lucas, por outro lado, aborda o assunto da oração ou súplica pela primeira vez. Além de apresentar sua versão do Pai Nosso, ele pretende guiar a comunidade na proclamação da Boa Nova do Reino de Deus. A necessidade básica de alimento e a busca insistente por ele se unem para enfatizar a importância da oração como alimento para aquele que crê. Nossa confiança é que Deus se entrega totalmente no Pão e no seu Espírito. 
É impossível não pensar em quadros jurídicos de injustiça, situações econômicas precárias e sistemas que tornam a religião cúmplice para privar de dignidade a vida de pessoas vulneráveis. A oração deve nos levar à contemplação e ao compromisso transformador. Para nos impulsionar a uma ação missionária que defenda toda a vida. Uma fé sincera não é canção de ninar, mas um clamor pela justiça. Questionemos nossas imagens de Deus à luz da Boa Nova de Jesus e evitemos que abusos contra a dignidade e a convivência sejam cometidos em seu nome.

Pensamento do dia:
"A fé nos garante que o Reino de Deus já está em nossa terra, mas devemos notar com tristeza que ainda hoje encontra obstáculos e forças contrárias" (Pe. Francisco). 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

El DIARIO BÍBLICO es un servicio desinteresado y no lucrativo que los Misioneros Claretianos de América hacen a la Nueva Evangelización, para las iglesias locales del Continente y de otras iglesias hispanoparlantes de más allá.

Esta es una publicación de © MICLA, que forma parte del grupo de Editores Claretianos Claret Publishing Group.
Bangalore • Barcelona • Buenos Aires • Chennai • Macao • Madrid • Manila • Santiago • São Paulo • Yaundé.

Diseño gráfico: e! Grupo Creativo, México.
www.egrupocreativo.com.mx

Programación: Experiencia Web, México.
www.experienciaweb.com.mx