6ª Sem T C
Santos Servitas (1310)
Tiago 1,12-18: Todo benefício e todo presente perfeito vem de cima
Sl 94: "Bendito é o homem que educas, Senhor"
Mc 8,14-21: Cuidado com o fermento dos fariseus e de Herodes
Naquela época, 14 aconteceu que os discípulos haviam esquecido de levar pães consigo. Na barca havia um único pão. 15 Jesus advertiu-os: Abri os olhos e acautelai-vos do fermento dos fariseus e do fermento de Herodes! 16 E eles comentavam entre si que era por não terem pão. 17 Jesus percebeu-o e disse-lhes: Por que discutis por não terdes pão? Ainda não tendes refletido nem compreendido? Tendes, pois, o coração insensível? 18 Tendo olhos, não vedes? E tendo ouvidos, não ouvis? Não vos lembrais mais? 19 Ao partir eu os cinco pães entre os cinco mil, quantos cestos recolhestes cheios de pedaços? Responderam-lhe: Doze. 20 E quando eu parti os sete pães entre os quatro mil homens, quantos cestos de pedaços enchestes? Sete, responderam-lhe. 21 Jesus disse-lhes: Como é que ainda não entendeis?...
Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.
Comentário
Embora este texto mencione pão, não é ao pão, literalmente, que ele se refere. Mas é uma catequese missionária profunda. Os discípulos se preocupam porque têm apenas um pão; no entanto, eles têm Jesus, seu único tesouro, mesmo assim, eles temem que isso não seja suficiente. Jesus, por outro lado, os alerta sobre o fermento dos fariseus, que é sinal de orgulho e o desejo de tomar o lugar de Deus. Diante da preocupação deles, Jesus os convida a lembrar dos sinais da multiplicação dos pães. Na primeira multiplicação, sobraram doze cestos, simbolizando o envio missionário: "Seja pão para o mundo, alimente os famintos, seja presença de Deus em toda realidade de dor". No segundo, sobraram sete cestos, representando a plenitude da missão, onde o Espírito Santo multiplica a vida. Todo cristão é chamado a compartilhar da missão de Jesus: ser pão para o mundo. Estou assumindo responsavelmente a minha missão para a qual fui enviado?
Pensamento do dia:
"Substituam medos por sonhos, não sejam gestores do medo, mas empreendedores de sonhos!" (Papa Francisco para jovens, 2023).