Diário Bíblica Portugués

13 de fevereiro de 2026

5ª Sem T C 

São Jordão da Saxônia (1237)

 

1Reis 11,29-32; 12,19: Israel tornou-se independente da casa de Davi

Sl 81: "Eu sou o Senhor teu Deus. Ouve a minha voz"         

Mc 7,31-37: Ele faz os surdos ouvirem e os mudos falarem

 

Naquele tempo, 31 Jesus saiu de novo da região de Tiro, passou por Sidônia e continuou até o mar da Galileia, atravessando a região da Decápole. 32 Trouxeram então um homem surdo, que falava com dificuldade, e pediram que Jesus lhe impusesse as mãos. 33 Jesus afastou-se com o homem, para fora da multidão; em seguida, colocou os dedos nos seus ouvidos, e, com a saliva tocou a língua dele. 34 Olhando para o céu, suspirou e disse: "Efatá!", que quer dizer: "Abre-te!" 35 Imediatamente seus ouvidos se abriram, sua língua se soltou e ele começou a falar sem dificuldade. 36 Jesus recomendou com insistência que não contassem a ninguém. Mas, quanto mais ele recomendava, mais eles divulgavam. 37 Muito impressionados, diziam: "Ele tem feito bem todas as coisas: Aos surdos faz ouvir e aos mudos falar". 

Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.

 

Comentário

Após conhecer o siro-fenício, Jesus retorna à Galileia, ponto chave da sua missão. Lá, ele é abordado por um homem surdo-mudo, mas não é ele quem pede para ser curado, e sim as pessoas que o acompanham. Esse gesto nos convida a pensar: quantas vezes pedimos a Deus pelos outros? Geralmente, nossos pedidos são para nós mesmos, mas aqui vemos uma comunidade solidária que se importa com seu irmão. Jesus, não apenas cura o homem, mas nos ensina que a fé é vivida em comunidade, ajudando uns aos outros. Hoje podemos refletir: Pedi a Deus por outra pessoa? Quando foi a última vez que pratiquei uma obra de solidariedade? Lembremos que a fé, junto com a oração compartilhada, ambas têm uma grande força. Vamos agradecer a Deus pelos gestos de solidariedade que recebemos ou oferecemos.

 

Pensamento do dia:
"Onde Jesus nos envia, não há fronteiras, não há limites: Ele nos envia a todos... às periferias existenciais" (Francisco aos jovens, 2013).


© 2026 - DIARIO BÍBLICO, MICLA Misioneros Claretianos de América, Claret Publishing Group - Todos los derechos reservados - Aviso de Privacidad