6ª Sem T C
São Macário (390)
Tiago 1,1-11: E se perseverarem até o fim, serão perfeitos e íntegros
Sl 119: "Quando a tua compaixão me alcançar, eu viverei, ó Senhor"
Mc 8,11-13: Por que esta geração pede um sinal?
Naquele tempo, 11 os fariseus vieram e começaram a discutir com Jesus. E, para pô-lo à prova, pediam-lhe um sinal do céu. 12 Mas Jesus deu um suspiro profundo e disse: "Por que esta gente pede um sinal? Em verdade vos digo, a esta gente não será dado nenhum sinal". 13 E, deixando-os, Jesus entrou de novo na barca e se dirigiu para a outra margem.
Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.
Comentário
Ao longo da história, muitas pessoas conceberam Deus como um "mágico", que realiza milagres e sinais espetaculares para provar sua existência e sua presença. No entanto, essa visão reflete a ideia de um Deus controlador, distante da experiência do Deus cristão. O maior sinal de amor que Deus nos deu é ele ter-se tornado humano como nós. Ela nos ensina que o verdadeiro caminho para o divino passa pelo profundamente humano. Deus não se revela no extraordinário, mas no cotidiano da vida. Ele está presente em nossos relacionamentos, em nossas lutas e em cada pequeno gesto de amor, paz e justiça. Ele caminha ao nosso lado e nos acompanha a todo momento. A verdadeira questão é: somos capazes de descobrir Deus na nossa vida diária? Conseguimos nos comprometer com os dons e a vocação que ele nos concede? Enquanto buscamos justiça, paz e fraternidade, refletimos sua presença no mundo. Nossa ação e nossa voz são a ação e a própria voz de Deus.
Pensamento do dia:
"Não nos tornamos luminosos quando exibimos uma imagem perfeita... Nossa luz se manifesta quando aceitamos Jesus e aprendemos a amar como ele amou" (Papa Francisco aos jovens, 2023).