Diário Bíblica Portugués

14 de fevereiro de 2026

5ª Sem T C 

São Cirilo (869) e São Metódio (885)

 

1Reis 12,26-32; 13,33-34: Jeroboão fez dois bezerros de ouro

Sl 106: "Lembra-te de mim, ó Senhor, por amor ao teu povo"         

Mc 8,1-10: O povo comeu até ficar satisfeito

 

Naqueles dias, havia de novo uma grande multidão e não tinha o que comer. Jesus chamou os discípulos e disse: 2 "Tenho compaixão dessa multidão, porque já faz três dias que está comigo e não têm nada para comer. 3 Se eu os mandar para casa sem comer, vão desmaiar pelo caminho, porque muitos deles vieram de longe". 4 Os discípulos disseram: "Como poderia alguém saciá-los de pão aqui no deserto?" 5 Jesus perguntou-lhes: "Quantos pães tendes?" Eles responderam: "Sete". 6 Jesus mandou que a multidão se sentasse no chão. Depois, pegou os sete pães, e deu graças, partiu-os e ia dando aos seus discípulos, para que os distribuíssem. E eles os distribuíam ao povo. 7 Tinham também alguns peixinhos. Depois de pronunciar a bênção sobre eles, mandou que os distribuíssem também. 8 Comeram e ficaram satisfeitos, e recolheram sete cestos com os pedaços que sobraram. 9 Eram quatro mil, mais ou menos. E Jesus os despediu. 10 Subindo logo na barca com seus discípulos, Jesus foi para a região de Dalmanuta. 

Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.

 

Comentário

Marcos apresenta hoje sua versão da multiplicação dos pães e peixes. Jesus, diante da multidão que o seguia, sente compaixão, um sentimento que, com frequência o leva a ter misericórdia do povo. A multidão está faminta, uma realidade comum em sua época e na nossa. Jesus convoca seus discípulos a oferecer uma resposta a essa dura realidade, mas eles não sabem como agir. O Mestre ensina que a partilha do que se têm com quem precisa é uma forma de resolver o problema. Além disso, ele pede para organizar as pessoas em grupos, para que a distribuição seja equitativa. Aqui vemos uma solução mais radical: a equidade na distribuição da riqueza para evitar a fome, enquanto o acúmulo dos bens nas mãos de poucas vai perpetuar essa triste realidade; uma realidade que provoca a compaixão de Jesus e que também nós somos convidados a dar uma resposta. Muitas pessoas passam necessidade. O que estamos fazendo para ajudar e resolver o problema da fome?

 

Pensamento do dia:
"O evangelho é a força de Deus que arranca, devasta o mal e a violência; destruir e demolir as barreiras do egoísmo, da intolerância e do ódio ajuda a construir um mundo novo " (Papa Francisco para os jovens, 2013).


© 2026 - DIARIO BÍBLICO, MICLA Misioneros Claretianos de América, Claret Publishing Group - Todos los derechos reservados - Aviso de Privacidad