Diário Bíblica Portugués

1 de novembro de 2025

Semana do Tempo Comum

Solenidade de Todos os Santos

 

Ap 7,2-4.9-14: «Vi uma grande multidão»

Sl 24: "Estes são os que buscam o Senhor"

1Jo 3,1-3: Veremos Deus como Ele é

Mt 5,1-12a: «Alegrai-vos; sua recompensa será grande"

Vendo aquelas multidões, Jesus subiu à montanha. Sentou-se e seus discípulos aproximaram-se dele. Então abriu a boca e lhes ensinava, dizendo: Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos céus! Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados! Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra! Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados! Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia! Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus! Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus! Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus! Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus.

Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.

 

Comentário

Ser santo, em primeiro lugar, como diz o Salmista, é procurar a Deus e a sua justiça, reconhecendo que ele está presente, antes de tudo, nos necessitados. Santo é aquele que não cansa de se doar de coração, mesmo em meio às tribulações da vida. Viver a santidade é seguir Jesus, com gestos simples, mas que promovem a comunhão. Para ser santo não é sinônimo de realização de atos extraordinários. Santidade se busca quando buscamos nossa realização pessoal e encontramos prazer nas ações diárias: na vivência familiar, no trabalho, na comunidade. Mateus nos mostra graficamente o caminho para alcançar a santidade. Como consequência das bem-aventuranças, descobrimos que felizes não são os ricos, famosos ou que não se importam com nada. É feliz e vive feliz aquele que, mesmo não tendo sua vida resolvida ou assegurada, encontra oportunidades para amar, e conta com pessoas que ajudam a se levantar nas quedas. E quando vêm a perseguição e o sofrimento, o santo é capaz de dar a vida por amor.

Pensamento do dia:
"A santidade é o rosto mais bonito da Igreja. Mas mesmo fora da Igreja Católica e em áreas muito diferentes, o Espírito inspira sinais de sua presença" (GE 9).

 

 

 

El DIARIO BÍBLICO es un servicio desinteresado y no lucrativo que los Misioneros Claretianos de América hacen a la Nueva Evangelización, para las iglesias locales del Continente y de otras iglesias hispanoparlantes de más allá.

Esta es una publicación de © MICLA, que forma parte del grupo de Editores Claretianos Claret Publishing Group.
Bangalore • Barcelona • Buenos Aires • Chennai • Macao • Madrid • Manila • Santiago • São Paulo • Yaundé.

Diseño gráfico: e! Grupo Creativo, México.
www.egrupocreativo.com.mx

Programación: Experiencia Web, México.
www.experienciaweb.com.mx