Quarta-feira, 22ª Semana do Tempo Comum
São Gregório Magno (604)
Col 1,1-8: «A mensagem da verdade chegou a vós»
Sl 52: "Confio para sempre no amor de Deus"
Lc 4,38-44: Cura da sogra de Pedro
Saindo Jesus da sinagoga, entrou na casa de Simão. A sogra de Simão estava com febre alta; e pediram-lhe por ela. Inclinando-se sobre ela, ordenou ele à febre, e a febre deixou-a. Ela levantou-se imediatamente e pôs-se a servi-los. Depois do pôr-do-sol, todos os que tinham enfermos de diversas moléstias eram trazidos a Jesus e ele, impondo-lhes as mãos, os sarava. De muitos saíam os demônios, aos gritos, dizendo: Tu és o Filho de Deus. Mas ele repreendia-os severamente, não lhes permitindo falar, porque sabiam que ele era o Cristo. Ao amanhecer, ele saiu e retirou-se para um lugar afastado. As multidões o procuravam e foram até onde ele estava e queriam detê-lo, para que não as deixasse. Mas ele disse-lhes: É necessário que eu anuncie a boa nova do Reino de Deus também às outras cidades, pois essa é a minha missão. E andava pregando nas sinagogas da Galileia.
Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.
Comentário
Este relato dos evangelhos sinóticos, mostra-nos um dia típico da vida de Jesus. É como um resumo do seu ministério ou de sua missão. Descobrimos como ele atende às necessidades humanas. Com a cura da sogra de Pedro, reconhecemos que a principal preocupação de Jesus é a reintegração das pessoas na vida comunitária. Enfatizando que, uma vez curada, ela se propõe a servir; assim ela antecipa a liderança das mulheres da Galileia que acompanham Jesus em seu ministério. Em nossas comunidades, não devemos esquecer o precioso serviço das mulheres. Elas continuam a ser pilares da fé em nossos ambientes. Também precisamos nos curar de todo mal que impede as comunidades de valorizarem e de incluírem as mulheres. Somos enviados para servir, não sozinhos, nem somente com nossas próprias forças. Somos encarregados de aliviar o sofrimento e a dor. Um convite para não se acomodar, não ficar imóvel, mas manifestar o que realmente somos. Vamos servir com amor e em comunidade.
Pensamento do dia:
O que significa criar um mundo melhor? Buscar um desenvolvimento autêntico e integral, trabalhar para que haja condições de vida dignas para todos" (Papa Francisco).