Segunda-feira, 23ª Semana do Tempo Comum
Natividade de Maria - Nossa Senhora da Caridade do Cobre
Miq 5,1-4a: Aquela que deve dar à luz terá o seu filho...
Sl 13: "Transbordando de alegria com o Senhor"
Mt 1,1-16.18-23: A Virgem dará à luz um filho
Genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. Abraão gerou Isaac. Isaac gerou Jacó. Jacó gerou Judá e seus irmãos. Judá gerou, de Tamar, Farés e Zara. Farés gerou Esron. Esron gerou Arão. Arão gerou Aminadab. Aminadab gerou Naasson. Naasson gerou Salmon. Salmon gerou Booz, de Raab. Booz gerou Obed, de Rute. Obed gerou Jessé. Jessé gerou o rei Davi. O rei Davi gerou Salomão, daquela que fora mulher de Urias. Salomão gerou Roboão. Roboão gerou Abias. Abias gerou Asa. Asa gerou Josafá. Josafá gerou Jorão. Jorão gerou Ozias. Ozias gerou Joatão. Joatão gerou Acaz. Acaz gerou Ezequias. Ezequias gerou Manassés. Manassés gerou Amon. Amon gerou Josias. Josias gerou Jeconias e seus irmãos, no cativeiro de Babilônia. E, depois do cativeiro de Babilônia, Jeconias gerou Salatiel. Salatiel gerou Zorobabel. Zorobabel gerou Abiud. Abiud gerou Eliacim. Eliacim gerou Azor. Azor gerou Sadoc. Sadoc gerou Aquim. Aquim gerou Eliud. Eliud gerou Eleazar. Eleazar gerou Matã. Matã gerou Jacó. Jacó gerou José, esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado Cristo.
Eis como nasceu Jesus Cristo: Maria, sua mãe, estava desposada com José. Antes de coabitarem, aconteceu que ela concebeu por virtude do Espírito Santo. José, seu esposo, que era homem de bem, não querendo difamá-la, resolveu rejeitá-la secretamente. Enquanto assim pensava, eis que um anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos e lhe disse: José, filho de Davi, não temas receber Maria por esposa, pois o que nela foi concebido vem do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo de seus pecados. Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor falou pelo profeta: Eis que a Virgem conceberá e dará à luz um filho, que se chamará Emanuel (Is 7, 14), que significa: Deus conosco.
Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.
Comentário
Hoje celebramos a natividade de Maria, nossa Mãe. Recordamos o seu nascimento, em reconhecimento ao Deus que notou a simplicidade desta jovem. Nela e por meio dela "o Senhor fará grandes coisas". Deus abaixa-se e aproxima-se de nós através do sim de Maria. Por meio dela, Deus veio ao encontro da humanidade. A confiança e disponibilidade de Maria eram indispensáveis para o "faça-se" que seus lábios pronunciaram. Ela disse com ousadia: «Cumpra-se em mim a tua palavra» (Lc 1, 38). Graças à sua colaboração, tornou-se possível o nascimento do Emanuel, o "Deus conosco". Maria ensina-nos que, com um «sim», sustentado ao longo da nossa vida, tornamos possível que a ação salvífica de Deus continue presente na história. Como Maria, podemos encarnar o Evangelho na realidade em que vivemos. Felicitamos Maria com estas palavras de Pedro Casaldáliga: "Dizer o teu nome, Maria, é dizer que a nossa carne se reveste do silêncio da Palavra. Dizer o teu nome, Maria, é dizer que o Reino caminha com a História."
Pensamento do dia:
"Falar da memória de Maria, que guardava no coração tudo o que ouvia e via, para que a Palavra desse fruto na sua vida" (LF 58).