Terça-feira, 23ª Semana do Tempo Comum
Santa Maria La Antigua; São Pedro Claver (1654
Cl 2,6-15: Deus nos deu a vida em Cristo
Sl 145: "O Senhor é bom para todos"
Lc 6,12-19: Ele escolheu doz
Naqueles dias, Jesus retirou-se a uma montanha para rezar, e passou aí toda a noite orando a Deus. Ao amanhecer, chamou os seus discípulos e escolheu doze dentre eles que chamou de apóstolos: Simão, a quem deu o sobrenome de Pedro; André, seu irmão; Tiago, João, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu; Simão, chamado Zelador; Judas, irmão de Tiago; e Judas Iscariotes, aquele que foi o traidor. Descendo com eles, parou numa planície. Aí se achava um grande número de seus discípulos e uma grande multidão de pessoas vindas da Judéia, de Jerusalém, da região marítima, de Tiro e Sidônia, que tinham vindo para ouvi-lo e ser curadas das suas enfermidades.
E os que eram atormentados dos espíritos imundos ficavam livres. Todo o povo procurava tocá-lo, pois saía dele uma força que os curava a todos.
Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.
Comentário
Nos Evangelhos vemos Jesus que se retira para rezar antes de tomar as suas decisões mais importantes. Lucas nos apresenta o chamado dos primeiros discípulos como fruto de um forte momento de comunhão e comunicação com Deus. Jesus escolhe aqueles que Ele vai chamar para serem continuadores da missão do Reino que lhe foi confiada; para estabelecer o fundamento do novo povo de Deus. A comunidade é composta por homens e mulheres, atraídos por sua proposta de vida alternativa. A comunidade dos discípulos acompanha, aprende, toma consciência e continua a missão de Jesus. É por isso que o Senhor nos chama e escolhe aqueles de nós que hoje se comprometem com a sua causa. O evangelista afirma que: "vieram para ouvi-lo e para serem curados de suas enfermidades". Isto nos lembra a essência da missão de Jesus: curar, salvar os enfermos e marginalizados. Sem este envolvimento compassivo com quem sofre, corremos o risco de trair a missão que Deus nos confiou. Lembre-se: você também carrega essa força curadora e libertadora de Jesus
Pensamento do dia:
"Sua preocupação especial com os mais vulneráveis e excluídos nos convida a todos a cuidar das pessoas mais frágeis" (Papa Francisco).