31º Semana do Tempo Comum
Santa Isabel da Trindade (1906)
Rm 16,3-9.16.22-27: «Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo»
Sl 145: "Bendirei o teu nome para sempre, ó meu Deus, meu Rei"
Lc 16,9-15: Quem lhes confiará o que vale?
Eu vos digo: fazei-vos amigos com a riqueza injusta, para que, no dia em que ela vos faltar, sejais recebidos nos tabernáculos eternos. Aquele que é fiel nas coisas pequenas será também fiel nas coisas grandes. E quem é injusto nas coisas pequenas, será injusto também nas grandes. Se, pois, não tiverdes sido fiéis nas riquezas injustas, quem vos confiará as verdadeiras? E se não fostes fiéis no alheio, quem vos dará o que é vosso? Nenhum servo pode servir a dois senhores: ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de aderir a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e ao dinheiro. Ora, ouviam tudo isto os fariseus, que eram avarentos, e zombavam dele. Jesus disse-lhes: Vós procurais parecer justos aos olhos dos homens, mas Deus conhece os vossos corações; pois o que é elevado aos olhos dos homens é abominável aos olhos de Deus.
Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.
Comentário
Jesus diz enfaticamente: «Não podeis estar ao serviço de Deus e do dinheiro». A ganância, fruto do egoísmo descontrolado, é a grande tentação do sistema do mundo atual, do qual nossas sociedades fazem parte. O dinheiro origina falsas expectativas e sentimentos; este é o problema; para aqueles que o acumulam, o dinheiro os torna pessoas ambiciosas e insatisfeitas. Para aqueles que não o têm dinheiro sentem-se como se a vida valesse menos, ou que nunca serão felizes. Temos que ter cuidado para não transformar o dinheiro ou os bens em ídolos. Corremos o risco de cair na armadilha das necessidades criadas, não valorizando as pequenas coisas que a vida nos dá. O exame de hoje é em grande parte pessoal, mas como diz o ditado, "diga-me com quem andas e eu te direi quem és". Lembremos que não podemos viver de aparência, nem forjar relacionamentos motivados ou sujeitos a puro interesse material. O Evangelho é claro na exigência da fraternidade-irmandade como luta contra a injustiça.
Pensamento do dia:
"Um ser humano é feito de tal maneira que não se realiza, não se desenvolve e não pode encontrar sua plenitude senão no dom sincero de si mesmo aos outros" (FT 87).
