SOLENIDADE DO NATAL DE JESUS
Is 9,1-3.5-6: «Um filho nos nasceu»
Sl 96: «Hoje nos nasceu um Salvador: o Messias, o Senhor»
Tito 2,11-14: A graça de Deus se manifestou para todas as coisas
Lc 2,1-14: «Hoje nos nasceu o Salvador»
Naqueles tempos apareceu um decreto de César Augusto, ordenando o recenseamento de toda a terra. Este recenseamento foi feito antes do governo de Quirino, na Síria. Todos iam alistar-se, cada um na sua cidade. Também José subiu da Galileia, da cidade de Nazaré, à Judéia, à Cidade de Davi, chamada Belém, porque era da casa e família de Davi, para se alistar com a sua esposa Maria, que estava grávida. Estando eles ali, completaram-se os dias dela. E deu à luz seu filho primogênito, e, envolvendo-o em faixas, reclinou-o num presépio; porque não havia lugar para eles na hospedaria. Havia nos arredores uns pastores, que vigiavam e guardavam seu rebanho nos campos durante as vigílias da noite. Um anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor refulgiu ao redor deles, e tiveram grande temor. O anjo disse-lhes: Não temais, eis que vos anuncio uma boa nova que será alegria para todo o povo: hoje vos nasceu na Cidade de Davi um Salvador, que é o Cristo Senhor. Isto vos servirá de sinal: achareis um recém-nascido envolto em faixas e posto numa manjedoura. E subitamente ao anjo se juntou uma multidão do exército celeste, que louvava a Deus e dizia: Glória a Deus no mais alto dos céus e na terra paz aos homens, objetos da benevolência divina.
Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.
Comentário
Feliz Natal de Jesus! Feliz nascimento de Jesus! Que a luz e a alegria deste dia se prolonguem sempre. É bom saber que, nesta vida, nunca estamos sozinhos. Encontramos uma conexão profunda entre o nascimento de Jesus e os sonhos do futuro de um povo. O censo, ditado pela autoridade imperial, mostra o desejo de controle do território. José e Maria, sem alternativa, viajam como todos os cidadãos da região. Dias complexos para esta família de Nazaré. Maria entra em trabalho de parto e José não tem para onde levá-la. Poderíamos pensar em quantas portas estão fechadas em nossos sistemas públicos de saúde, e ainda mais no setor privado. Mas, com todas as complicações, a criança vem a este mundo. "Deus se tornou a periferia e acampou entre nós". Os pastores, considerados os mais baixos da sociedade, são os primeiros a "ouvir" a notícia do nascimento. Peçamos neste dia santo, que abramos o nosso coração a fim de que haja um lugar seguro para o nascimento de Jesus em nossos corações.
Pensamento do dia:
"Que Nazaré ensine o que é a família, sua comunhão de amor, sua beleza simples e austera, seu caráter sagrado e inviolável; mostre como sua pedagogia é doce e insubstituível; ensinar o fundamental e intransponível de sua sociologia" (AL 66).
