7º dia da Oitava de Natal
São Silvestre I (335)
1 Jn 2,18-21: «Tu és ungido pelo Santo»
Sl 96: "Alegre-se o céu, alegre-se a terra"
Jo 1,1-18: «O Verbo fez-se carne»
No princípio era o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio junto de Deus. Tudo foi feito por ele, e sem ele nada foi feito.
4 Nele havia a vida, e a vida era a luz dos homens. A luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam. Houve um homem, enviado por Deus, que se chamava João. Este veio como testemunha, para dar testemunho da luz, a fim de que todos cressem por meio dele. Não era ele a luz, mas veio para dar testemunho da luz. [O Verbo] era a verdadeira luz que, vindo ao mundo, ilumina todo homem. Estava no mundo e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o reconheceu. Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam. Mas a todos aqueles que o receberam, aos que creem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas sim de Deus. E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos sua glória, a glória que o Filho único recebe do seu Pai, cheio de graça e de verdade. João dá testemunho dele, e exclama: Eis aquele de quem eu disse: O que vem depois de mim é maior do que eu, porque existia antes de mim. Todos nós recebemos da sua plenitude graça sobre graça. Pois a lei foi dada por Moisés, a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo. Ninguém jamais viu Deus. O Filho único, que está no seio do Pai, foi quem o revelou.
Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.
Comentário
Vamos nos preparar para celebrar com fé o último dia do ano. Reservemos tempo ao silêncio: demos graças por tudo o que vivemos, pelo bem e pelo mal; também, pelas pessoas que foram uma parte importante de nossa jornada; vamos acolher as lições aprendidas e pensar sobre o que precisamos deixar de lado e não arrastar para o novo ano; vamos reconciliar e celebrar a vida, a família e a comunidade. João nos convida a refletir sobre o peso e o poder da "Palavra", seu poder criativo e redentor. Uma "Palavra" que procura encarnar-se na nossa vida e iluminá-la. Em meio a tantas "palavras" enganosas e manipuladoras, é bom saber que estamos protegidos por uma palavra verdadeira. Se fizermos bem nossa revisão de vida e exame de consciência, seria apropriado pedir perdão pela palavra ofensiva que não deveríamos ter falado ou então agradecer pela palavra que precisávamos expressar e dizer com convicção. Peçamos, no final da nossa peregrinação em 2024, a graça de sermos Ouvintes e Servidores da Palavra que dá vida. "O mundo canta o Amor infinito; como não cuidar dele?" (LD 65).
Pensamento do dia:
Feliz e abençoado Ano Novo para todos os que nos acompanharam durante este ano que termina! Abençoado 2026!