Diário Bíblica Portugués

4 de Agosto de 2026

18 Domingo do tempo comum

S. João Maria Vianei (1859)

Jer 30,1-2, 12-15, 18-22: Mudarei sua parte.

Sal. 102: O Senhor edificou Sião e apareceu em sua glória."

Mt 15,1-2.10-14: A planta que meu Pai não plantou será arrancada

 

Naquele tempo, alguns fariseus e mestres da Lei, vindos de Jerusalém, aproximaram-se de Jesus, e perguntaram: "Por que os teus discípulos não observam a tradição dos antigos? Pois não lavam as mãos quando comem o pão!" Jesus chamou a multidão para perto de si e disse: "Escutai e compreendei. Não é o que entra pela boca que torna o homem impuro, mas o que sai da boca, isso é que torna o homem impuro". Então os discípulos se aproximaram e disseram a Jesus: "Sabes que os fariseus ficaram escandalizados ao ouvir as tuas palavras?" Jesus respondeu: "Toda planta que não foi plantada pelo meu Pai celeste será arrancada. Deixai-os! São cegos guiando cegos. Ora, se um cego guia outro cego, os dois cairão no buraco".

Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.

 

Comentário

A religião de Jesus e a religião oficial de sua época entravam em conflito profundo. Tanto que a religião oficial o levou à morte, acreditando que sua forma de interpretar a tradição destruía a verdadeira fé. De Jerusalém, sede do poder religioso judaico, eles vêm para confrontar Jesus. Para Ele, o centro da religião não está nas regras externas, mas no coração humano, onde pensamentos, memórias e emoções são gerados: "Pensamentos malignos, assassinatos, blasfêmias saem do coração..." (Mt 15,1). Se o coração estiver saudável e aceitar a mensagem do Reino, como em uma "lectio divina", ele terá um novo nascimento. A religião de Jesus foca nessa nova criação, em renascer ao aceitar a novidade que Ele trouxe ao mundo. Viver o evangelho é o centro para vivenciar essa maravilhosa transformação hoje. As tradições atuais na Igreja ajudam ou impedem você de viver sua fé cristã? Você sabe identificar as melhores tradições que nos ajudam a viver o evangelho de forma autêntica?

 

Pensamento do dia:

"Nem todas as tradições têm o mesmo valor; o que realmente importa é fazer o bem e contribuir para o bem-estar dos outros" (Paz Valenzuela, Inst. Claret Temuco, Chile).


© 2026 - DIARIO BÍBLICO, MICLA Misioneros Claretianos de América, Claret Publishing Group - Todos los derechos reservados - Aviso de Privacidad