Evanglho: Lucas 1,39-56
Sábado da 6a Semana do Tempo Pascal
39 Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. 40 Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41 Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42 Com um grande grito, exclamou: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!" 43 Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44 Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45 Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido, o que o Senhor lhe prometeu". 46 Maria disse: "A minha alma engrandece o Senhor, 47 e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, 48 porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49 porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, 50 e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o temem. 51 Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. 52 Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. 53 Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias. 54 Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, 55 conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre". 56 Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa. Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.
Comentário
Somos convidados a celebrar com alegria a memória de Maria no coração deste tempo pascal. Maria se torna a melhor comunicadora da Boa Nova quando visita sua prima Isabel nas montanhas da Judéia. Ele nos convida a cantar a vitória de Deus sobre os planos dos poderosos, celebrando a misericórdia junto com as pessoas simples. E pede-nos que o façamos sem demora e sem distrações. Maria, rosto materno da proximidade do Pai, protótipo/modelo da nova evangelização, convida-nos a manifestar as profundezas maternas da Igreja. No canto do Magnificat, ensina-nos a ler a história na escola do nosso coração, louvando a Deus pela sua ajuda providente. Andemos como ela e com ela, sendo portadores da Boa Nova. Promovamos a cultura do cuidado e o espírito de boa vizinhança até que a vida mais frágil e vulnerável salte de alegria, como as crianças João Batista e Jesus no ventre de Isabel e de Maria, diante desse futuro abençoado.
Pensamento do dia:
"Maria sabe reconhecer os traços do Espírito de Deus nos grandes acontecimentos e também naqueles que parecem imperceptíveis" (EG 288).