Diário Bíblica Portugués

3 de dezembro de 2025

1ª Semana do Advento 

São Francisco Xavier (1552)

Is 25,6-10a: O Senhor dará um banquete para todos

Sl 23: "Habitarei na casa do Senhor por anos sem fim"

Mt 15,29-37: Jesus cura muitos doentes

Jesus saiu daquela região e voltou para perto do mar da Galileia. Subiu a uma colina e sentou-se ali. Então numerosa multidão aproximou-se dele, trazendo consigo mudos, cegos, coxos, aleijados e muitos outros enfermos. Puseram-nos aos seus pés e ele os curou, de sorte que o povo estava admirado ante o espetáculo dos mudos que falavam, daqueles aleijados curados, de coxos que andavam, dos cegos que viam; e glorificavam ao Deus de Israel. Jesus, porém, reuniu os seus discípulos e disse-lhes: Tenho piedade esta multidão: eis que há três dias está perto de mim e não tem nada para comer. Não quero despedi-la em jejum, para que não desfaleça no caminho. Disseram-lhe os discípulos: De que maneira procuraremos neste lugar deserto pão bastante para saciar tal multidão? Pergunta-lhes Jesus: Quantos pães tendes? Sete, e alguns peixinhos, responderam eles. Mandou, então, a multidão assentar-se no chão, tomou os sete pães e os peixes e abençoou-os. Depois os partiu e os deu aos discípulos, que os distribuíram à multidão. Todos comeram e ficaram saciados, e, dos pedaços que restaram, encheram sete cestos.

Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.

 

Comentário

O texto de Mateus relata a cura de multidões na região da Galileia, seguida pelo milagre da multiplicação dos pães e peixes. Uma imagem de Jesus é apresentada como o libertador que cura e alimenta o povo, e ele o faz no contexto de uma região que fica fora do território judaico. Depois multiplica pães e peixes como um ato de justiça distributiva, que busca garantir o básico para viverem bem. Jesus mostra sua preocupação com as necessidades materiais do povo. Busca a participação da comunidade para prover a partilha! Jesus sabe que não haveria fome no mundo se houvesse partilha e as pessoas não guardassem ou acumulassem só para si. Isso tem implicações no cuidado pastoral na Igreja, que em suas ações, deve ter presente a justiça, o incentivo à partilha e à solidariedade como forma de viver o Evangelho. Não podemos esquecer que, para Jesus, a salvação, a saúde e o bem-estar integral caminham juntos e envolvem toda a comunidade.

Pensamento do dia:
"Se toda a Igreja assume este dinamismo missionário, ele chega a todos, sem exclusão" (EG 48).

El DIARIO BÍBLICO es un servicio desinteresado y no lucrativo que los Misioneros Claretianos de América hacen a la Nueva Evangelización, para las iglesias locales del Continente y de otras iglesias hispanoparlantes de más allá.

Esta es una publicación de © MICLA, que forma parte del grupo de Editores Claretianos Claret Publishing Group.
Bangalore • Barcelona • Buenos Aires • Chennai • Macao • Madrid • Manila • Santiago • São Paulo • Yaundé.

Diseño gráfico: e! Grupo Creativo, México.
www.egrupocreativo.com.mx

Programación: Experiencia Web, México.
www.experienciaweb.com.mx