Diário Bíblica Portugués

29 de Maio de 2025

Evanglho: João 16,16-20

Quinta-feira da 6a Semana do Tempo Pascal

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 16 "Pouco tempo ainda, e já não me vereis. E outra vez pouco tempo, e me vereis de novo". 17 Alguns dos seus discípulos disseram então entre si: 'O que significa o que ele nos está dizendo: 'Pouco tempo, e não me vereis, e outra vez pouco tempo, e me vereis de novo', e: 'Eu vou para junto do Pai?'" 18 Diziam, pois: "O que significa este pouco tempo? Não entendemos o que ele quer dizer". 19 Jesus compreendeu que eles queriam interrogá-lo e então disse-lhes: "Estais discutindo entre vós porque eu disse: 'Pouco tempo e já não me vereis, e outra vez pouco tempo e me vereis'? 20 Em verdade vos digo: Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará. Vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria". Palavra da Salvação. Glória a vós, Sr.

 

Comentário

 

Os discípulos de Jesus, e nós também, continuamos a perguntar-nos o que significa «ir para o Pai» e o que significa «daqui a pouco já não me verão e pouco depois voltarão a ver-me». Eles tinham um apego humano excessivo ao Jesus vivo. Eles sentiram tristeza por essa despedida. Agora você deve se preparar para receber o Seu Espírito e experimentar a experiência alegre que habita em cada coração. Essa nova presença, por enquanto, causará tristeza e arrependimento e o mundo continuará se divertindo. Ao mencionar "o mundo", Jesus está se referindo àqueles que estão tramando sua morte e àqueles que planejam a morte de inocentes. A ausência de Jesus causa tristeza, mas o futuro é de alegria. O mundo se alegra com seus sucessos econômicos, o triunfo dos poderosos, sua fama, mas tudo isso é passageiro. Vivendo a presença do Espírito Santo na interioridade, experimentamos aquela alegria que perdura e nos conduz à plenitude. Você vive sua fé cristã com alegria suficiente e a espalha aos outros?

Pensamento do dia:
"Por causa dessa habituação, não mais confrontamos o mal e permitimos que as coisas sejam o que são, ou o que alguns decidiram que são" (GE 137).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


© 2026 - DIARIO BÍBLICO, MICLA Misioneros Claretianos de América, Claret Publishing Group - Todos los derechos reservados - Aviso de Privacidad