Diário Bíblica Portugués

8 de Março de 2023

Primeira leitura: Jr 18,18-20: 
Vinde, ataquemo-lo.
Salmo: Sl 30,5-6.14.15-16 (R. 17b): 
R. Salvai-me pela vossa compaixão, ó Senhor Deus!
Evangelio: Mt 20,17-28: 
Eles o condenarão à morte.

Tema: Santas Perpétua e Felicidade, Mártires (Memória facultativa)

Naquele tempo: Enquanto Jesus subia para Jerusalém, ele tomou os doze discípulos à parte e, durante a caminhada, disse-lhes: 'Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos sumos sacerdotes e aos mestres da Lei. Eles o condenarão à morte, e o entregarão aos pagãos para zombarem dele, para flagelá-lo e crucificá-lo. Mas no terceiro dia ressuscitará.' A mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. Jesus perguntou: 'O que tu queres?' Ela respondeu: 'Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda.' Jesus, então, respondeu-lhes: 'Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?' Eles responderam: 'Podemos.' Então Jesus lhes disse: 'De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é quem dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou.' Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos. Jesus, porém, chamou-os e disse: 'Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo. Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos.

 

Comentário

O martírio é uma das marcas mais eloquentes da tradição do cristianismo; ele a herdou do judaísmo. No início da era helenística, quando as formas de viver e compreender o mundo com os moldes gregos começaram a prevalecer, os judeus da Palestina, campeões da fé, ergueram-se para defender os valores patrióticos e o monoteísmo, e pegaram em armas. Os mártires do judaísmo foram seguidos pelos mártires cristãos, que foram executados por fidelidade à sua consciência. Cada vez que um governo absolutista, de qualquer sinal e cor, quis suplantar a consciência pessoal e soberana dos fiéis ao único Deus, o derramamento do próprio sangue, como o de Cristo na cruz, se tornou um testemunho eloquente da inviolabilidade da própria consciência. Nada nem ninguém pode sujeita-la senão o próprio Deus. Assim, uma das tarefas mais urgentes entre os fiéis é a formação da própria consciência. O que fazemos para atualizar nossos padrões de conduta pessoal e social? Que valor ou princípio pessoal consideramos inviolável?

Santo do Dia
S. João de Deus
1495-1550 ? fundador ? patrono dos hospitais e enfermos, enfermeiros, livreiros e santeiros, bombeiros e práticas de farmácia

Natural de Montemor-o-Novo, Portugal, João de Deus foi o fundador dos Irmãos Hospitaleiros. Antes de entregar-se totalmente ao serviço de Deus, ganhou a vida como pastor, soldado, mascate, livreiro e santeiro. Apesar de levar vida relapsa, sempre guardou na mente o ideal de ajudar os necessitados. Sua conversão deveu-se a S. João de Ávila, que pregava em Granada. Tão radical foi sua mudança de vida que muitos o tomaram como louco, a ponto de interná-lo em um hospício. Orientado por S. João Ávila e apoiado pelo arcebispo de Granada, aos poucos percebeu que a vontade de Deus era que ele dedicasse toda a vida aos desvalidos. Fundou então numerosos hospitais, onde era dispensado aos enfermos um tratamento mais humano.