Diário Bíblica Portugués

5 de Dezembro de 2022

Primeira leitura: Is 35,1-10: 
É Deus mesmo que vem para vos salvar.
Salmo: Sl 84(85),9ab-10.11-12.13-14 (R. Is 35,4d): 
Eis que vem o nosso Deus! Ele vem para salvar.
Evangelio: Lc 5,17-26: 
Hoje vimos coisas maravilhosas!

Tema: 2º Domingo do Advento

Um dia Jesus estava ensinando. E à sua volta estavam sentados fariseus e doutores da Lei, vindos de todas as aldeias da Galileia, da Judeia e de Jerusalém. E a virtude do Senhor o levava a curar. Uns homens traziam um paralítico num leito e procuravam fazê-lo entrar para apresentá-lo. Mas, não achando por onde introduzi-lo, devido à multidão, subiram ao telhado e por entre as telhas o desceram com o leito no meio da assembleia diante de Jesus. Vendo-lhes a fé, ele disse: "Homem, teus pecados estão perdoados". Os escribas e fariseus começaram a murmurar, dizendo: "Quem é este que assim blasfema? Quem pode perdoar os pecados senão Deus?" Conhecendo-lhes os pensamentos, Jesus respondeu, dizendo: "Por que murmurais em vossos corações? O que é mais fácil dizer: 'teus pecados estão perdoados', ou dizer: 'levanta-te e anda'? Pois, para que saibais que o Filho do homem tem na terra poder de perdoar os pecados - disse ao paralítico - eu te digo: levanta-te, pega o leito e vai para casa". Imediatamente, diante deles, ele se levantou, tomou o leito e foi para casa, louvando a Deus. Todos ficaram fora de si, glorificavam a Deus e cheios de temor diziam: "Hoje vimos coisas maravilhosas!"

 

Comentário

Jesus, com suas palavras e gestos, busca libertar as pessoas de uma religião que distorceu a experiência de Deus e se tornou um instrumento de controle e manipulação. Eles acreditavam que a doença era um castigo pelos pecados que a pessoa ou seus pais haviam cometido. Esta bela história de Lucas nos mostra como Jesus cura perdoando. Jesus, vendo a fé do paralítico e de seus amigos, que nada os detém, perdoa e cura para que não haja dúvidas sobre a ação libertadora de Deus. Isso contrasta com a atitude dos fariseus e doutores da lei que se apegam a leis de pureza que condenavam os doentes por toda a vida. O Deus que esperamos aproxima-se dos excluídos do sistema político, econômico ou religioso. A autêntica espiritualidade cristã nos leva a cuidar e curar a vida. Do que preciso para me curar e me libertar?

Santo do Dia
S. Sabas
439-532 ? eremita ?

Sabas nasceu em 439, em Mútala, em Cesaréia. Seu pai era um oficial do exército romano. Aos 20 anos, tornou-se discípulo de Santo Eutímio, o Grande, no deserto de Judá. Depois de uma iniciação cenobítica, foi viver a vida de anacoreta numa gruta, dedicando-se à oração e ao trabalho manual. Fabricava cestos, e aos sábados, levava o fruto do seu ofício para o mosteiro. Passava o domingo com os outros monges. Quando Santo Eutímio morreu, Sabas o sucedeu na direção de todos os eremitas, ao passo que os cenobitas eram dirigidos por S. Teodósio. Acusado de intransigente por uns, de ignorante por outros, Sabas refugiou na Transjordânia. Dizem que disputou uma gruta com um leão, acabando este último por lhe ceder o abrigo. Quando os eremitas deram-no por morto, voltou à Jerusalém e restaurou a ordem com o apoio do patriarca. Exerceu grande influência junto ao patriarca de Jerusalém que lhe confiou várias missões eclesiásticas em Constantinopla. O mosteiro que ele fundou, em 478, nos penhascos entre Jerusalém e o Mar Morto existe até hoje, com o nome de Mar Saba. Veio a falecer em 532.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Related Articles

10 de Abril de 2022

9 de Abril de 2022

8 de Abril de 2022