Diário Bíblica Portugués

30 de Janeiro de 2023

Primeira leitura: Hb 11,32-40: 
Estes, pela fé, conquistaram reinos. Deus estava prevendo, para nós, algo melhor.
Salmo: Sl 30(31),20.21.22.23.24 (R. 25): 
R. Fortalecei os corações, vós que ao Senhor vos confiais!
Evangelio: Mc 5,1-20: 
Espírito impuro, sai desse homem!

 

Naquele tempo, Jesus e seus discípulos chegaram à outra margem do mar, na região dos gerasenos. Logo que saiu da barca, um homem possuído por um espírito impuro, saindo de um cemitério, foi ao seu encontro. Esse homem morava no meio dos túmulos e ninguém conseguia amarrá-lo, nem mesmo com correntes. Muitas vezes tinha sido amarrado com algemas e correntes, mas ele arrebentava as correntes e quebrava as algemas. E ninguém era capaz de dominá-lo. Dia e noite ele vagava entre os túmulos e pelos montes, gritando e ferindo-se com pedras. Vendo Jesus de longe, o endemoninhado correu, caiu de joelhos diante dele e gritou bem alto: "Que tens a ver comigo, Jesus, Filho do Deus altíssimo? Eu te conjuro por Deus, não me atormentes!" Com efeito, Jesus lhe dizia: "Espírito impuro, sai desse homem!" Então Jesus perguntou: "Qual é o teu nome?" O homem respondeu: "Meu nome é 'Legião', porque somos muitos". E pedia com insistência para que Jesus não o expulsasse da região. Havia aí perto uma grande manada de porcos, pastando na montanha. O espírito impuro suplicou, então: "Manda-nos para os porcos, para que entremos neles". Jesus permitiu. Os espíritos impuros saíram do homem e entraram nos porcos. E toda a manada - mais ou menos uns dois mil porcos - atirou-se monte abaixo para dentro do mar, onde se afogou. Os homens que guardavam os porcos saíram correndo e espalharam a notícia na cidade e nos campos. E as pessoas foram ver o que havia acontecido. Elas foram até Jesus e viram o endemoninhado sentado, vestido e no seu perfeito juízo, aquele mesmo que antes estava possuído pela Legião. E ficaram com medo. Os que tinham presenciado o fato explicaram-lhes o que havia acontecido com o endemoninhado e com os porcos. Então começaram a pedir que Jesus fosse embora da região deles. Enquanto Jesus entrava de novo na barca, o homem que tinha sido endemoninhado pediu-lhe que o deixasse ficar com ele. Jesus, porém, não permitiu. Entretanto, lhe disse: "Vai para casa, para junto dos teus e anuncia-lhes tudo o que o Senhor, em sua misericórdia, fez por ti". Então o homem foi embora e começou a pregar na Decápole tudo o que Jesus tinha feito por ele. E todos ficavam admirados.

 

Comentário

Vivemos em um mundo geralmente governado pelo mal e pela morte. A religião não está isenta dessas forças do mal. O território dos gerasenos foi dominado pelas forças da morte, que Roma, com seu sistema político-militar-imperial, fez reinar naquela área. Jesus vem para libertar aquela região e aqueles que lá habitam do domínio da morte. Jesus enfrenta as forças do maligno que colocou seu império no meio de gente simples e humilde. Eles são sempre os pobres e os pequenos, as vítimas do domínio do mal. Jesus se coloca abertamente ao lado das vítimas da história e desmascara o mal que quer dominar os mais fracos. O grande problema é que o mal exerce tal fascínio sobre suas próprias vítimas que, mesmo sacrificados, querem permanecer com ele e decidem expulsar aqueles que são portadores de vida, da dignidade, do bem, da felicidade.

Santo do Dia
S. Jacinta Marescotti
1585-1640 ? clarissa ? \"Jacinto? refere-se à flor que tem este nome

Nascida em 1585, seu nome de batismo era Clarissa, sendo Jacinta seu nome religioso. Embora os pais a colocassem no convento para que fosse educada, Jacinta levava uma vida negligente. Intimidada pelo pai, ingressou no mosteiro de S. Bernardino de Viterbo, da Ordem Terceira de S. Francisco. Ali chegando, mandou lhe construíssem um aposento particular, luxuosamente decorado e mobiliado. Negligente no cumprimento dos deveres, viveu 10 anos de vida irregular. Um dia, gravemente enferma, foi repreendida severamente pelo seu confessor espiritual. Mudou, então, radicalmente de vida, passando a viver de modo austero. Fundou um hospital para enfermos idosos e uma entidade para angariar fundos a necessitados. Certa vez afirmou que o tipo de gente que mais a agradava eram os desprezados, os destituídos de orgulho e de prepotência e os que tinham pouca consolação sensível. Para ela o verdadeiro sinal do Espírito de Deus era carregar sua cruz sem lamúrias, enfrentar o sofrimento e perseverar firmemente apesar do vazio de toda doçura e prazer da oração. Morreu em 1640, com 55 anos de idade, sendo canonizada em 1807.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Related Articles

10 de Abril de 2022

9 de Abril de 2022

8 de Abril de 2022