Diário Bíblica Portugués

3 de Fevereiro de 2023

Primeira leitura: Hb 13,1-8: 
Jesus Cristo é o mesmo, ontem e hoje e por toda a eternidade.
Salmo: Sl 26(27),1.3.5.8b-9abc (R. 1a): 
R. O Senhor é minha luz e salvação!
Evangelio: Mc 6,14-29: 
É João Batista a quem mandei cortar a cabeça, que ressuscitou.

Tema: São Brás, Bispo e Mártir e Santo Oscar, Bispo (Memórias facultativas)

Naquele tempo, o rei Herodes ouviu falar de Jesus, cujo nome se tinha tornado muito conhecido. Alguns diziam: "João Batista ressuscitou dos mortos. Por isso os poderes agem nesse homem". Outros diziam: "É Elias". Outros ainda diziam: "É um profeta como um dos profetas". Ouvindo isto, Herodes disse: "Ele é João Batista. Eu mandei cortar a cabeça dele, mas ele ressuscitou!" Herodes tinha mandado prender João, e colocá-lo acorrentado na prisão. Fez isso por causa de Herodíades, mulher do seu irmão Filipe, com quem se tinha casado. João dizia a Herodes: "Não te é permitido ficar com a mulher do teu irmão". Por isso Herodíades o odiava e queria matá-lo, mas não podia. Com efeito, Herodes tinha medo de João, pois sabia que ele era justo e santo, e por isso o protegia. Gostava de ouvi-lo, embora ficasse embaraçado quando o escutava. Finalmente, chegou o dia oportuno. Era o aniversário de Herodes, e ele fez um grande banquete para os grandes da corte, os oficiais e os cidadãos importantes da Galileia. A filha de Herodíades entrou e dançou, agradando a Herodes e seus convidados. Então o rei disse à moça: "Pede-me o que quiseres e eu to darei". E lhe jurou dizendo: "Eu te darei qualquer coisa que me pedires, ainda que seja a metade do meu reino". Ela saiu e perguntou à mãe: "O que vou pedir?" A mãe respondeu: "A cabeça de João Batista". E, voltando depressa para junto do rei, pediu: "Quero que me dês agora, num prato, a cabeça de João Batista". O rei ficou muito triste, mas não pôde recusar. Ele tinha feito o juramento diante dos convidados. Imediatamente, o rei mandou que um soldado fosse buscar a cabeça de João. O soldado saiu, degolou-o na prisão, trouxe a cabeça num prato e a deu à moça. Ela a entregou à sua mãe. Ao saberem disso, os discípulos de João foram lá, levaram o cadáver e o sepultaram.

 

Comentário

Foi terrível a notícia do acidente de um caminhão que transportava ilegalmente dezenas de imigrantes centro-americanos: mais de 50 pessoas morreram. Todos eles aspiravam alcançar uma nova terra e encontrar um futuro melhor. A frase "anjos anfitriões" na Carta aos Hebreus remonta ao texto de Gn 18, no qual Abraão dá comida, bebida e abrigo a três homens que caminhavam pelo deserto. Servindo inconscientemente a estranhos que precisavam de sua ajuda, Abrão havia comido e bebido com Deus e seus anjos. Quem hospeda caminhantes necessitados pode acabar comendo com o próprio Deus. Deus torna-se assim a pessoa migrante. Hoje encontramos milhares de anjos caminhando pelas estradas da América Latina. Herodes e Herodíades se tornam a antítese da hospitalidade porque matam aqueles que poderiam ajudá-los em tempo hábil. Façamos como Abraão, oferecendo encorajamento, alimento e nutrição a essas pessoas que personificam a presença de Deus.

Santo do Dia
S. Brás
séc. III ? bispo e mártir ? invocado contra os males da garganta e difteria ? \"Brás? deriva de \"Basílio? e significa \"régio?, real?

Médico de Sebaste, Armênia, Brás abandonou tudo para dedicar-se inteiramente a Deus. Escolhido bispo de Sebaste, refugiou-se numa caverna e lá vivia cercado de gente que buscava nele alívio em suas aflições, especialmente os males da garganta. Bestas ferozes (leões, tigres, ursos...) vinham a ele, obedientes como dóceis animais domésticos. Preso, foi degolado na perseguição de Licínio. É invocado com a seguinte oração:

Ó S. Brás, que recebestes de Deus o poder de proteger as pessoas contra as doenças da garganta e outros males, afastai de mim a doença que me aflige, conservai minha garganta sã e perfeita. Eu vos prometo, S. Brás, que minha fala será sempre de verdade e não de mentira, de justiça e não de calúnia, de bondade e não de aspereza, de compreensão e não de intransigência, de perdão e não de condenação... de calma e não de irritação, de desapego e não de egoísmo..., de ânimo e não de derrotismo, de conformidade e não de lamúrias. De amor e não de ódio. De alegria e não de tristeza. De fé e não de descrença. De esperança e não de desespero. S. Brás, conservai minha garganta livre das doenças, a fim de que minhas palavras possam louvar a Deus, meu Criador, e agradecer a vós, meu protetor. Amém.

 

 

 

 

 

 

 

 

Related Articles

10 de Abril de 2022

9 de Abril de 2022

8 de Abril de 2022