Diário Bíblica Portugués

3 de Dezembro de 2022

Primeira leitura: Is 30,19-21.23-26: 
O Senhor se comoverá à voz do teu clamor.
Salmo: Sl 146(147A),1-2.3-4.5-6 (R. Is 30,18): 
Felizes são aqueles, que esperam no Senhor!
Evangelio: Mt 9,35-10,1.6-8: 
Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas.

Tema: São Francisco Xavier, presbítero (Memória) 

Naquele tempo, Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino, e curando todo tipo de doença e enfermidade. Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos: "A Messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi pois ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!" E, chamando os seus doze discípulos deu-lhes poder para expulsarem os espíritos maus e para curarem todo tipo de doença e enfermidade. Enviou-os com as seguintes recomendações: "Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! Em vosso caminho, anunciai: 'O Reino dos Céus está próximo'. Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar!

 

Comentário

O Advento amplia nossa esperança para além da história, mas ao mesmo tempo nos convida a tornar presente o projeto do Reino aqui e agora. O profeta Isaías anuncia que Deus cuidará e curará seu povo. Para aqueles que exploram a terra, nunca será suficiente, sua ganância nunca será satisfeita. Deus, por outro lado, em seu plano salvífico, disponibiliza água e pão "com medida", desde que seja suficiente para todos. Além disso, ele fala das "sementes" (não modificadas e alteradas) capazes de nutrir as pessoas; grama (não concentrada, processada) como ração animal. No mundo segundo Deus, o que a terra produz, nutre e dá vida a toda criatura. A nossa expectativa está orientada para a vinda deste Deus que não fica indiferente ao sofrimento da humanidade. Essa foi a missão que Jesus cumpriu e transmitiu aos seus discípulos, pregando o Reino de Deus e testemunhando sua presença com gestos de libertação. Cultivo em minha vida essa compaixão e gratuidade de Jesus?

Santo do Dia
S. Francisco Xavier
1506-1552 ? \"Francisco\" quer dizer \"franco, livre\"

Natural de Navarra, Espanha, S. Francisco Xavier foi uns dos primeiros jesuítas a ingressar na Companhia de Jesus, fundada em 1534. Em virtude de sua intensa atividade missionária na Índia e Japão, criando, nos vilarejos e cidades por onde passava, comunidades e centros de evangelização, é considerado o Paulo do Oriente. O êxito de seu trabalho apostólico se deveu também ao seu poder de adaptação aos costumes e à cultura local, fazendo-se \"oriental? com os orientais. Morreu na ilha de São Chao, aos 46 anos, quando se preparava para retornar à China. É invocado com a seguinte oração:
Amabilíssimo santo, todo cheio de caridade e zelo; convosco, respeitosamente, adoro a divina Majestade e, porque singularmente me comprazo no pensamento dos dons especiais da graça com que fostes enriquecido em vida e na glória de vossa morte, rendo por eles as mais fervorosas ações de graça e suplico-vos, com todo o meu coração, que me alcanceis, por vossa poderosa caridade invocando também o vosso bendito nome.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Related Articles

10 de Abril de 2022

9 de Abril de 2022

8 de Abril de 2022