Diário Bíblica Portugués

28 de Novembro de 2022

Primeira leitura: Is 4,2-6: 
Haverá grande alegria para os sobreviventes de Israel.
Salmo: Sl 121(122),1-2.3-4a.4b-5.6-7.8-9 (R:.1): 
R. Que alegria, quando me disseram: "Vamos à casa Senhor!"
Evangelio: Mt 8,5-11: 
Muitos virão do Oriente e do Ocidente para o Reino do Céu.

 

Naquele tempo, quando Jesus entrou em Cafarnaum, um oficial romano aproximou-se dele, suplicando: "Senhor, o meu empregado está de cama, lá em casa, sofrendo terrivelmente com uma paralisia". Jesus respondeu: "Vou curá-lo". O oficial disse: "Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Dize uma só palavra e o meu empregado ficará curado. Pois eu também sou subordinado e tenho soldados debaixo de minhas ordens. E digo a um: 'Vai!', e ele vai; e a outro: 'Vem!', e ele vem; e digo ao meu escravo: 'Faze isto!', e ele faz". Quando ouviu isso, Jesus ficou admirado, e disse aos que o seguiam: "Em verdade, vos digo: nunca encontrei em Israel alguém que tivesse tanta fé. Eu vos digo: muitos virão do Oriente e do Ocidente, e se sentarão à mesa no Reino dos Céus, junto com Abraão, Isaac e Jacó".

 

Comentário

No Advento partimos para um futuro de vida anunciado por Deus, testemunhado pelos patriarcas e matriarcas do Povo de Israel. Assim como nossos santos e mártires latino-americanos. Isaías, a voz profética que nos guia nesta primeira parte do Advento, anuncia a vitória do Senhor e a sua iniciativa de Salvação. Com um olhar utópico, convida à esperança. É hora de desintoxicar a mente e o corpo de tanta poluição que nos deixa doentes. Jesus anuncia que, para atingir este objetivo, é preciso ter muita fé; ele fica feliz em encontrá-la em uma pessoa considerada pagã, impura e representante do poder dominante. No entanto, o centurião expressa sua fé convicta, reconhecendo que a misericórdia de Deus não tem limites. A atitude do crente é saber confiar que Deus age em nossas opções em favor da vida e da saúde. Não se trata de esperar o milagre por si só. Que mudanças Deus me pede para cuidar da vida?

Santo do Dia
S. Tiago de Marca
\"Tiago? corresponde a \"Jacó?, que em hebraico quer dizer
\"que Deus proteja?

Tiago de Marca nasceu em Monteprandone, Itália, em 1394. Formado em Direito Civil, trabalhou como tabelião em Perúgia. Impressionado e indignado pela injustiça que se cometia em nome da lei, resolveu mudar radicalmente o seu estilo de vida, ingressando na Ordem Franciscana. Pregador inflamado, percorreu a Europa inteira, especialmente a Hungria e a Alemanha. A pedido de Calisto III exerceu o espinhoso cargo de inquisidor geral contra os hereges, procurando conciliar compaixão e a ortodoxia da religião. Terminou seus dias em avançada idade e na mais completa solidão, em um convento em Nápoles.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Related Articles

10 de Abril de 2022

9 de Abril de 2022

8 de Abril de 2022