Diário Bíblica Portugués

27 de Maio de 2023

Primeira leitura: At 28,16-20.30-31: 
Paulo viveu em Roma pregando o Reino de Deus.
Salmo: Sl 10(11)4.5 e 7 (R. cf.7b): 
R. Os homens retos contemplarão a sua face.
Evangelio: Jo 21,20-25: 
Este é o discípulo que dá testemunho.

Tema: Santo Agostinho de Cantuária, bispo (Memória facultativa)

Voltando-se Pedro, viu que o seguia aquele discípulo que Jesus amava (aquele que estivera reclinado sobre o seu peito, durante a ceia, e lhe perguntara: Senhor, quem é que te há de trair?). Vendo-o, Pedro perguntou a Jesus: Senhor, e este? Que será dele? Respondeu-lhe Jesus: Que te importa se eu quero que ele fique até que eu venha? Segue-me tu. Correu por isso o boato entre os irmãos de que aquele discípulo não morreria. Mas Jesus não lhe disse: Não morrerá, mas: Que te importa se quero que ele fique assim até que eu venha? Este é o discípulo que dá testemunho de todas essas coisas, e as escreveu. E sabemos que é digno de fé o seu testemunho. Jesus fez ainda muitas outras coisas. Se fossem escritas uma por uma, penso que nem o mundo inteiro poderia conter os livros que se deveriam escrever.

 

 

Comentário

 

O Discípulo Amado escreveu o quarto Evangelho. Antigamente se dizia que era João. Atualmente se considera que é um discípulo ideal próximo ao Mestre, que o segue até a Cruz, que o reconhece ressuscitado, enquanto outros duvidam. Até o final do primeiro século as comunidades do Discípulo Amado se dividiram em duas. Uma parte passou a uma corrente filosófica e a outra à Igreja de Pedro. Neste contexto foi escrito este capítulo. O discipulado é seguimento de Jesus, entrar em comunhão com ele e por ele com o Pai. Jesus convida Pedro a ser discípulo, que acarreta aceitar outras formas de seguimento, como a que viviam as comunidades do Discípulo Amado. Pedro pergunta a Jesus sobre o que vai acontecer com elas e Jesus lhe assegura que seguirão vivas, já que o importante para cada comunidade é manter-se fiel no seu seguimento. O que já conhecemos é suficiente para seguir o Mestre.

Santo do Dia
S. Júlio
séc. IV ? mártir ? \"Júlio? quer dizer \"o luzente?, \"o brilhante?

Luzente da luz divina foi esse soldado romano que viveu no século III. S. Júlio testemunhou a fé em Silistra, Bulgária, por volta de 311. Segundo as Atas do seu martírio, argumento algum conseguiu removê-lo de sua opção de fé em Jesus. Perguntado se era de fato cristão, respondeu ser discípulo de Cristo. Intimidado para que oferecesse incenso aos deuses, recusou-se dizendo que havia tomado parte em várias guerras, havia enfrentado a morte. Não poderia então ser infiel nas grandes coisas, já que havia sido fiel nas pequenas e que a lei de Deus estava acima da lei dos homens. Contam que, no momento em que era conduzido ao lugar em que seria decapitado, encontrou--se com Hesíquio, também soldado cristão, que lhe disse: \"Vá com coragem e lembra-te de mim, que estou prestes a acompanhar-te. Recomenda-me aos servos de Deus, Pasícrates e Valencião...? Júlio então o abraçou dizendo: \"Caro irmão, apressa-te em te juntares a nós: aqueles a quem saúdas já te ouviram...?.