Diário Bíblica Portugués

25 de Novembro de 2022

Primeira leitura: Ap 20,1-4.11-21,2: 
Os mortos foram julgados de acordo com sua conduta. Vi a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu.
Salmo: Sl 83(84),3.4.5-6a e 8a (R. Ap 21,3b): 
R. Eis a tenda de Deus, no meio do povo!
Evangelio: Lc 21,29-33: 
Quando virdes acontecer essas coisas, ficai sabendo que o Reino de Deus está perto.

Tema: Santa Catarina de Alexandria, virgem e mártir (Memória facultativa)

Naquele tempo, Jesus contou-lhes uma parábola: "Olhai a figueira e todas as árvores. Quando vedes que elas estão dando brotos, logo sabeis que o verão está perto. Vós também, quando virdes acontecer essas coisas, ficai sabendo que o Reino de Deus está perto. Em verdade, eu vos digo: tudo isso vai acontecer antes que passe esta geração. O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar".

 

Comentário

Como o autor do Apocalipse, hoje somos convidados a sonhar e construir "um novo céu e uma nova terra". O Apóstolo João fecha o seu livro com este novo horizonte, consciente de que Deus intervém na história do sofrimento para construir, juntamente com o seu povo, uma nova sociedade sem choro, tristeza ou dor (Ap 21,1-5). Os sofrimentos da comunidade cristã por trás do Apocalipse são causados ​​pelo abuso dos poderosos, que por meio de guerras, escravidão e opressão econômica trouxeram fome, violência e morte a muitos povos. Hoje enfrentamos uma realidade igualmente vergonhosa: 50 milhões de pessoas passam fome e 184 milhões vivem em extrema pobreza na América Latina; mais de 1,2 milhão de pessoas são forçadas a migrar. Perante situações como estas, é urgente tornar realidade o anúncio de um "novo céu e nova terra" do Apocalipse 21, de uma casa comum que seja descanso, paz e realização para todos os povos. O que podemos fazer como Igreja para acompanhar os processos de desenvolvimento humano?

Santo do Dia
S. Catarina de Alexandria
séc. IV ? mártir ? protetora dos estudantes e invocada contra
os acidentes de trabalho ? \"Catarina? significa \"casta?, \"pura?

Mártir dos primeiros tempos do cristianismo, S. Catarina (c. 300) foi uma mulher de grande beleza, vasta cultura e profunda fé. Contam que ousou desafiar publicamente os filósofos pagãos, os quais emudeceram diante da força de seus argumentos contra a adoração dos ídolos. É representada com uma roda, por ter sido este o instrumento utilizado para torturá-la. Ela se desfez em pedaços. É invocada com a seguinte oração:
S. Catarina de Alexandria, que tivestes uma inteligência abençoada por Deus, abre a minha inteligência, faze entrar na minha cabeça as matérias de aula, dá-me clareza e calma na hora dos exames, para eu ser aprovado. Quero aprender sempre mais, não por vaidade, nem só para agradar aos meus familiares e professores, mas para ser útil a mim mesmo, à minha família, à sociedade e à minha pátria. S. Catarina de Alexandria, conto contigo. Como também tu comigo. Eu quero ser um bom cristão para merecer a tua proteção. Amém.

 

 

 

 

 

 

 

 

Related Articles

10 de Abril de 2022

9 de Abril de 2022

8 de Abril de 2022