Primeira leitura: Ez 47,1-9.12:
Vi sair água do lado direito do templo, e todos os que esta água tocou foram salvos.
Salmo: Sl 45, 2-3. 5-6. 8-9 (R. 8):
R. Conosco está o Senhor do Universo! O nosso refúgio é o Deus de Jacó.
Evangelio: Jo 5,1-16:
No mesmo instante o homem ficou curado.
Houve uma festa dos judeus, e Jesus foi a Jerusalém. Existe em Jerusalém, perto da porta das Ovelhas, uma piscina com cinco pórticos, chamada Betesda em hebraico. Muitos doentes ficavam ali deitados - cegos, coxos e paralíticos -, esperando que a água se movesse. De fato, um anjo descia, de vez em quando, e movimentava a água da piscina, e o primeiro doente que aí entrasse, depois do borbulhar da água, ficava curado de qualquer doença que tivesse. Aí se encontrava um homem, que estava doente havia trinta e oito anos. Jesus viu o homem deitado e sabendo que estava doente há tanto tempo, disse-lhe: 'Queres ficar curado?' O doente respondeu: 'Senhor, não tenho ninguém que me leve à piscina, quando a água é agitada. Quando estou chegando, outro entra na minha frente'. Jesus disse: 'Levanta-te, pega tua cama e anda.' No mesmo instante, o homem ficou curado, pegou na sua cama e começou a andar. Ora, esse dia era um sábado. Por isso, os judeus disseram ao homem que tinha sido curado: 'É sábado! Não te é permitido carregar tua cama.' Ele respondeu-lhes: 'Aquele que me curou disse: 'Pega tua cama e anda'.' Então lhe perguntaram: 'Quem é que te disse: 'Pega tua cama e anda?' O homem que tinha sido curado não sabia quem fora, pois Jesus se tinha afastado da multidão que se encontrava naquele lugar. Mais tarde, Jesus encontrou o homem no Templo e lhe disse: 'Eis que estás curado. Não voltes a pecar, para que não te aconteça coisa pior'. Então o homem saiu e contou aos judeus que tinha sido Jesus quem o havia curado. Por isso, os judeus começaram a perseguir Jesus, porque fazia tais coisas em dia de sábado.
Comentário
Na piscina de Betesda outra cura de Jesus vem ao nosso encontro; agora de um homem que, simbolicamente, tem os anos necessários para a mudança geracional do povo tirado do Egito; os anos passados no deserto eram para que a gente nova de um povo renovado cruzasse o Jordão e entrasse na terra da promessa. Aquele homem passou a vida inteira amarrado a uma maca, enquanto ia se apagando a esperança de que fosse curado.
A saúde é um bem integral e implica, portanto, o cumprimento de outros direitos fundamentais da pessoa. Pense, por exemplo, no direito à segurança no ambiente de trabalho, ou no direito à alimentação saudável, ou no direito à água potável e ar puro, ou a uma casa decente. Estes direitos afetam diretamente o bem-estar de cada membro da sociedade e devem ser garantidos pelo Estado. A fé cristã não tem outro objetivo senão a saúde ou a salvação integral da pessoa; é nesta direção que o próprio Evangelho se orienta.
Santo do Dia
S. Nicolau de Flue
1417-1487 ? pai de família e místico ? padroeiro da Suíça.
\"Nicolau? significa \"vencedor do povo?
Natural de Flueli, Sachseln, Nicolau, ou Irmão Klaus, foi um montanhês analfabeto, casado e pai de 10 filhos, que participou ativamente na implantação da jovem Confederação dos oito Cantões da Suíça central. Por isso os suíços o têm como herói nacional, pai da pátria, o fundador da Nação. Um dia, enquanto pedia a Deus a graça de uma oração fervorosa, teve uma visão: de uma nuvem uma voz ordenou que ele se abandonasse inteiramente à vontade de Deus. Abandonou tudo, a propriedade, a mulher, Doroteia, os filhos, os parentes, popularidade e fez-se peregrino, mas um camponês convenceu-o de que a vontade de Deus era que ele permanecesse no meio dos seus. Construiu uma cabana em Ranft e ali viveu por mais de 20 anos, entregue à contemplação. Acolhia a todos, pessoas simples e homens públicos, atraídos pela sua bondade e sabedoria. É considerado um dos grandes místicos da Igreja Universal. Um homem que em meio à obscuridade espiritual, às dúvidas e às contradições, tinha consciência de ser arrastado por Deus, que dirigia todas as suas ações. Na solidão, entregava-se a Deus mediante o jejum, a oração e a penitência, certo de que \"Deus era a paz, uma paz que jamais poderia ser destruída?, a qual era a base para qualquer aliança sociopolítica e religiosa. Deus transformou sua vida em um referencial moral e espiritual para toda a sua gente. Tal era sua influência política que em 1478 evitou a guerra civil e tornou possível a unificação da Suíça. Por isso é chamado \"Pai da Pátria?. Morreu rodeado pela mulher e pelos filhos, no dia 21 de março de 1487.