Diário Bíblica Portugués

2 de Dezembro de 2022

Primeira leitura: Is 29,17-24:
Naquele dia, os olhos dos cegos verão.
Salmo: Sl 26(27),1.4.13-14 (R. 1a): 
O Senhor é minha luz e salvação.
Evangelio: Mt 9,27-31: 
Dois cegos, crendo em Jesus, são curados.

 

Naquele tempo, partindo Jesus, dois cegos o seguiram, gritando: "Tem piedade de nós, filho de Davi!" Quando Jesus entrou em casa, os cegos se aproximaram dele. Então Jesus perguntou-lhes: "Vós acreditais que eu posso fazer isso?" Eles responderam: "Sim, Senhor". Então Jesus tocou nos olhos deles, dizendo: "Faça-se conforme a vossa fé". E os olhos deles se abriram. Jesus os advertiu severamente: "Tomai cuidado para que ninguém fique sabendo". Mas eles saíram, e espalharam sua fama por toda aquela região.

 

Comentário

A esperança do Advento não deve nos cegar para a situação que vivemos atualmente. Deus interveio no passado dando-se a conhecer como criador e libertador. Assim o expressa o profeta Isaías: mesmo em meio às calamidades ele consegue intuir o novo que brota. Com todos os esforços que têm sido feitos para gerar consciência ecológica, tentamos semear sementes de esperança em meio a tantos desertos humanos. Desertos geográficos e também espirituais que não permitem que a vida floresça de forma digna. No evangelho, Jesus restaura a visão de dois cegos que viviam na marginalidade de sua condição sem que ninguém pudesse ajudá-los; é por isso que eles não podem silenciar a alegria que sentem quando recuperam a visão; precisamos ter a fé e os sentimentos de Jesus para iluminar a vida, especialmente daquelas pessoas que não veem seu futuro com esperança porque estão condenadas à exploração e ao esquecimento. Peça ao Senhor que veja além das redes, propagandas e ofertas: que ele tenha olhos compassivos e solidários!

Santo do Dia
B. João Ruysbroeck
1293-1381 ? fundador \"João? significa \"Deus é benigno,
complacente, misericordioso?.

Nasceu em 1293, em Ruys broeck, nos arredores de Bruxelas. Em 1318 foi ordenado sacerdote. Fundou uma pequena comunidade em Groenendeael (\"o vale ver de?), onde foi prior até a morte. Ali se entregava a uma vida de grande simplicidade, em contato com a natureza. A ele acorria personalidade do mundo inteiro. Pôs-se a escrever suas experiências espirituais, legando-nos numerosas obras, entre as quais, O reino dos amantes de Deus; As núpcias espirituais; O livro da mais alta verdade; O espelho da salvação eterna, O livro dos sete fachos; Os sete graus de amor espiritual; A pedra brilhante; Os doze pontos da verdadeira fé; As quatro tentações... Dizem que tomando conhecimento da grave doença que o acometera e que morreria em breve, pediu humildemente que o acomodassem na enfermaria comum dos irmãos. Ardendo em febre e disenteria, passou vários dias esperando que Deus o chamasse. Morreu rodeados pelos irmãos em oração e tinha o rosto radioso e sem os sinais ordinários dos agonizantes. \"Era o ano do Senhor de 1381, no dia oitavo da Beata Catarina, virgem e mártir. Tinha já mais de 88 anos e era padre havia cerca de 64 ? (apud Leite, J. op. cit. Vol. III, p. 376).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Related Articles

10 de Abril de 2022

9 de Abril de 2022

8 de Abril de 2022