Primeira leitura: Jr 7,23-28:
Esta é a nação que não escutou a voz do Senhor, seu Deus.
Salmo: Sl 94, 1-2. 6-7. 8-9 (R. 8):
R. Oxalá ouvísseis hoje a voz do Senhor: Não fecheis os vossos corações.
Evangelio: Lc 11,14-23:
Quem não está comigo, está contra mim.
Naquele tempo: Jesus estava expulsando um demônio que era mudo. Quando o demônio saiu, o mudo começou a falar, e as multidões ficaram admiradas. Mas alguns disseram: 'É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios.' Outros, para tentar Jesus, pediam-lhe um sinal do céu. Mas, conhecendo seus pensamentos, Jesus disse-lhes: 'Todo reino dividido contra si mesmo será destruído; e cairá uma casa por cima da outra. Ora, se até Satanás está dividido contra si mesmo, como poderá sobreviver o seu reino? Vós dizeis que é por Belzebu que eu expulso os demônios. Se é por meio de Belzebu que eu expulso demônios, vossos filhos os expulsam por meio de quem? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes. Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus. Quando um homem forte e bem armado guarda a própria casa, seus bens estão seguros. Mas, quando chega um homem mais forte do que ele, vence-o, arranca-lhe a armadura na qual ele confiava, e reparte o que roubou. Quem não está comigo, está contra mim. E quem não recolhe comigo, dispersa.
Comentário
A realidade é irrefutável, como diz o ditado "contra os fatos não há argumentos". A realidade é imposta por suas evidências. No entanto, o que vemos no evangelho é que os dados são interpretáveis e que sua interpretação deve ser consistente com um quadro de referência, que chamamos de contexto. Jesus se refere a esse contexto para defender suas poderosas ações libertadoras, que seus contemporâneos atribuem à sua hierarquia de emissário do mal.
No projeto do Reino, os esforços evangelizadores muitas vezes se diluem porque não estão embutidos em um tecido que lhes dê unidade e coerência que lhes garanta um maior alcance. Cada discípulo parece evangelizar por conta própria e acaba causando mais divisão do que impulso vital na comunidade cristã. É como se a obra evangelizadora fosse uma questão individual. O chamado de Jesus é trabalhar contextualmente, ou seja, considerar não só as boas obras, mas também colocá-las numa relação mais ampla com a história e no sentido de pertença ao povo de Deus. Como você percebe que o Reino de Deus chegou até nós?
Santo do Dia
S. Abrão
séc. IV ? \"Abrão? quer dizer \"pai excelso?
Abrão, o Solitário, viveu por volta do ano 300, em Edessa, na Mesopotâmia. S. Efrém, que escreveu sua vida, conta-nos que ele era de família rica e acabou se casando para não contrariar os pais, que promoveram uma grande festa nupcial. No sétimo dia de festejos, Abrão fugiu e se refugiou numa cabana. Para não ser importunado, mandou lacrar a porta, deixando apenas uma abertura para passar a comida. Dez anos depois, com a morte dos pais, herdou grande fortuna, que mandou distribuir aos pobres. O bispo de Edessa, entretanto, obrigou-o a sair da cabana e o enviou como missionário a Beth-Kiduna. Ali construiu uma igreja, sofreu perseguições e trouxe muitos à fé cristã. Conta-se também que Abrão tinha sobre seus cuidados uma sobrinha que com ele levava vida penitente. Seduzida por um falso monge, começou a levar vida dissoluta. Disfarçado de soldado, Abrão foi a seu encontro, comendo e bebendo com ela, revelando naquele encontro quem de fato ele era, conseguindo assim desviá-la do tortuoso caminho.