Diário Bíblica Portugués

15 de Março de 2023

Primeira leitura: Dt 4,1.5-9: 
Cumpri e praticai as leis e decretos.
Salmo: Sl 147, 12-13. 15-16. 19-20 (R. 12a): 
R. Glorifica o Senhor, Jerusalém!
Evangelio: Mt 5,17-19: 
Aquele que praticar e ensinar os mandamentos, este será considerado grande.

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento. Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo se cumpra. Portanto, quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus.

 

Comentário

O Evangelho de Mateus tece a continuidade de Jesus com a revelação mais autorizada entre os judeus, a lei e os profetas, e não rompendo com ela. Essa continuidade se expressa em termos de cumprimento. Para argumentar desta forma, visualiza-se um fundo de duas cortinas: a primeira é a da discrepância dos novos ensinamentos cristãos, que alteravam o conhecido, como calendários e dietas, ou circuncisão e outros regulamentos diários dos fiéis. A segunda cortina é a da interpretação das Escrituras, que argumenta que a história de Jesus só faz sentido pela leitura das Escrituras. O pano de fundo é certamente judeu, onde a tradição mateana aprendeu a tecer o velho e o novo, para forjar seu único mestre, Jesus.

Em nossas condições de vida familiar e social, esta tensão entre o velho e o novo também é sentida. Os educadores sabem que se trata de tecer a continuidade e não a ruptura, para crescer com sabedoria e respeito mútuo. Procuramos ser grandes aos olhos de Deus?

Santo do Dia
S. Clemente Maria Hoffbauer
1751-1820 ? religioso redentorista ? \"Clemente? significa \"benigno?

Clemente Maria nasceu na Morávia, Checoslováquia, em 1751. Filho de simples lavradores e órfão de pai aos sete anos, começou a trabalhar para ajudar nas despesas de casa. Foi ajudante de pedreiro, copeiro no convento premonstratense de Bruck e, mais tarde, eremita. Desejoso de ser missionário, dirige-se a Viena, onde ingressou na congregação do Santíssimo Redentor. Em 1786, ordenado sacerdote, vai para a Polônia, estabelecendo uma missão redentorista em S. Brenon, que se tornaria mais tarde um dos mais importantes centros de evangelização de Varsóvia. Para lá acorria gente de toda parte para ouvir os melhores oradores e se instruírem na religião. Outros centros de evangelização foram criados nas regiões da Polônia e em Viena, na Áustria. Morreu em 1820, quando rezava o Angelus, sendo canonizado em 1909.