Primeira leitura: Eclo 42,15-26:
A obra do Senhor está́ cheia da sua glória.
Salmo: Sl 32(33),2-3.4-5.6-7.8-9 (R. 6a):
R. A palavra do Senhor criou os céus.
Evangelio: Mc 10,46-52:
Mestre, que eu veja!
Tema: São Justino, mártir (Memória)
Naquele tempo, Jesus saiu de Jericó, junto com seus discípulos e uma grande multidão. O filho de Timeu, Bartimeu, cego e mendigo, estava sentado à beira do caminho. Quando ouviu dizer que Jesus, o Nazareno, estava passando, começou a gritar: "Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!" Muitos o repreendiam para que se calasse. Mas ele gritava mais ainda: "Filho de Davi, tem piedade de mim!" Então Jesus parou e disse: "Chamai-o". Eles o chamaram e disseram: "Coragem, levanta-te, Jesus te chama!" O cego jogou o manto, deu um pulo e foi até Jesus. Então Jesus lhe perguntou: "O que queres que eu te faça?" O cego respondeu: "Mestre, que eu veja!" Jesus disse: "Vai, a tua fé te curou". No mesmo instante, ele recuperou a vista e seguia Jesus pelo caminho.
Comentário
No relato da cura do cego Bartimeu, podemos encontrar uma bela representação do itinerário espiritual dos discípulos e missionários de Jesus. Nossas cegueiras não podem separar-nos do caminho, é preciso ter valentia e coragem como Bartimeu que, ao ouvir Jesus passar, começa a gritar: "Tem piedade de mim!" e embora outros queiram silenciá-lo, ele insiste com mais força: Filho de Davi, tem piedade de mim! Jesus ouve o grito de fé de Bartimeu, manda-o chamar e lhe devolve a vista. O relato termina dizendo: “Ele o seguia pelo caminho”. Aquele que estava à beira do caminho, Jesus o incorpora ao seu seguimento. Só Jesus pode restaurar a nossa visão, ou seja, ter a capacidade de ver a vida com os olhos misericordiosos de Deus, o Pai junto de quem está à beira do caminho. Quais são minhas cegueiras? Peço com força e insistentemente a Jesus para que restaure a minha visão? Com Bartimeu digamos: tem piedade de mim!
Santo do Dia
S. Justino
séc. II ? mártir ? \"Justino \"deriva de \"Justo? e quer dizer \"justo?
Natural de Flávia Neápolis, Samaria, Justino foi um filósofo convertido ao cristianismo martirizado juntamente com seus companheiros, no tempo de Marco Aurélio, por volta do ano 165. É considerado o apologista mais importante de sua época. Prestes a ser executado disse: \"Nenhum homem em sã consciência abandona a verdade em troca da falsidade?. Deixou vários tratados em defesa da fé cristã, dentre os quais se conservam até hoje duas Apologias e o Diálogo com Trifão.