Diário Bíblica Portugués

1 de Fevereiro de 2023

Primeira leitura: Hb 12,4-7.11-15: 
O Senhor corrige a quem ele ama.
Salmo: Sl 102(103),1-2.13-14.17-18a (R. cf. 17): 
R. O amor do Senhor por quem o respeita, é de sempre e para sempre.
Evangelio: Mc 6,1-6: 
Um profeta só não é estimado em sua pátria.

Tema: São Justino, Mártir (Memória)

Naquele tempo, Jesus foi a Nazaré, sua terra, e seus discípulos o acompanharam. Quando chegou o sábado, começou a ensinar na sinagoga. Muitos que o escutavam ficavam admirados e diziam: "De onde recebeu ele tudo isto? Como conseguiu tanta sabedoria? E esses grandes milagres que são realizados por suas mãos? Este homem não é o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, de Joset, de Judas e de Simão? Suas irmãs não moram aqui conosco?' E ficaram escandalizados por causa dele. Jesus lhes dizia: "Um profeta só não é estimado em sua pátria, entre seus parentes e familiares". E ali não pôde fazer milagre algum. Apenas curou alguns doentes, impondo-lhes as mãos. E admirou-se com a falta de fé deles. Jesus percorria os povoados das redondezas, ensinando.

 

Comentário

Uma das frases mais conhecidas dos ensinamentos de Jesus é aquela que afirma: "Ninguém é profeta na sua própria terra". Dizemos esta frase quando nos sentimos "ignorados" por nossos familiares, amigos e conhecidos, enquanto aqueles que nos valorizam são estranhos que não nos conhecem, que encontram em nossas ações e palavras uma fonte de alegria, sabedoria ou esperança. O que é hoje uma das principais religiões da humanidade foi criticada e menosprezada na época. "Não é este o carpinteiro?", perguntaram alguns. Não souberam encontrar no próximo e no familiar algo digno de valor, uma manifestação do Reino. O projeto do Reino nos lembra que o cotidiano, o familiar, o local, tem o potencial de ser uma expressão do divino e um agente transformador da pessoa. Que o Senhor nos conceda ser testemunhas do seu reino de justiça em nossas relações mais íntimas!

Santo do Dia
S. Veridiana
c. 1178-1242 ? religiosa reclusa ? \"Veridiana? significa \"verdejante?

Veridiana nasceu em Toscana, por volta de 1178, e foi contemporânea de Francisco de Assis. Conhecia o lado alegre e triste da vida, a riqueza e a miséria. De fato, os pais, que eram ricos e nobres, perderam seus bens, obrigando-a a ganhar a vida como governanta. Mais tarde,regressando de uma peregrinação a S. Tiago de Compostela, o povo construiu-lhe um pequeno eremitério em Castel fiorentino. Ali viveu por 34 anos encerrada numa pequena cela, comunicando-se com o mundo exterior por uma janelinha, uma vez que a cela não trazia porta. Amava profundamente os pobres, distribuindo a eles tudo o que recebia dos peregrinos que vinham visitá-la. Em 1221, o próprio Francisco de Assis foi visitá-la, admitindo-a em sua Ordem Terceira. Segundo a tradição, duas serpentes atormentaram-na dia e noite até o fim de sua vida. Morreu em 1242. Ainda hoje é cultuada na Toscana e, no lugar de sua cela, ergue-se uma imponente igreja, onde se conservam suas relíquias.