Diário Bíblica Portugués

1 de Dezembro de 2022

Primeira leitura: Is 26,1-6: 
Que entre um povo justo, cumpridor da palavra.
Salmo: Sl 117(118),1.8-9.19-21.25-27a (R. 26a): 
Bendito é aquele que vem vindo em nome do Senhor!
Evangelio: Mt 7,21.24-27: 
Aquele que faz a vontade de meu Pai entrará no reino dos céus.

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "Nem todo aquele que me diz: 'Senhor, Senhor', entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus. Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática, é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha. Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática, é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e a casa caiu, e sua ruína foi completa!"

Comentário

O Advento nos anuncia que Deus é fiel e cumpre a sua palavra; ela se manifesta nos sinais libertadores de sua presença salvadora. A ação de Deus não é apenas uma promessa que esperamos ver cumprida; é também uma proposta de vida que nos compromete. A comunidade dos discípulos é convidada a escutar a vontade de Deus, procurando com simplicidade encarnar o Verbo em seus gestos de solidariedade e compaixão. Fazer a Palavra ganhar vida é construir sobre a rocha, fundamentando nossa presença no mundo. Certamente isso nos obriga a optar pelo que leva à vida, abrindo mão daquelas práticas ou hábitos que prejudicam nossas relações interpessoais. Não basta gritar nos momentos de prova: "Senhor, Senhor!", expressão que alude às nossas celebrações litúrgicas; trata-se de buscar e fazer a vontade de Deus, distanciando-se daquilo que ele faz e nos faz mal. Não podemos viver de experiências religiosas sensacionais e descomplicadas, desencarnadas e indiferentes à realidade histórica. Como são os fundamentos do seu compromisso cristão?

Santo do Dia
S. Elói
C. 588-660 ? bispo ? patrono dos artesãos, ourives, ferreiros,
metalúrgicos ? \"Elói? quer dizer \"o escolhido, eleito?.

Elói ou Elídio, como também é chamado, nasceu em Chaptelat no Limosine, por volta de 588. Fortemente inclinado aos trabalhos manuais, foi ourives, ferreiro, comerciante de cavalos, mecânico, cocheiro, fabricador de selas e de facas, carreteiro e, bispo. Destacou-se como importante ourives, ao construir um trono de ouro para o rei Clotário II. Atribuem-se a ele o túmulo de S. Martinho de Tours, o mausoléu de S. Dionísio de Paris, o cálice de Cheles, os relicários de S. Germano de Paris, S. Piat, S. Severino, S. Genoveva. Foi um dos conselheiros mais influentes do rei Clotário, conseguindo com sua diplomacia restabelecer a paz no reino. Suas múltiplas atividades não o afastavam dos cuidados que tinha pelos pobres, pelos que se encontravam prisioneiros. Fundou vários mosteiros, entre os quais o de S. Martinho, em Noyon... Em 641, foi nomeado bispo de Ruão, quando procurou organizar sua diocese, dando testemunho da fé e de zelo pastoral.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Related Articles

10 de Abril de 2022

9 de Abril de 2022

8 de Abril de 2022