Consulta diaria


Primeira leitura: Dn 3,14-20.24.49a.91-92.95: 
Enviou seu anjo e libertou seus servos.
Salmo: Dn 3, 52. 53. 54. 55. 56 (R. 52b): 
A vós louvor, honra e glória eternamente!
Evangelio: Jo 8,31-42: 
Se o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres.

 

 

Naquele tempo: Jesus disse aos judeus que nele tinham acreditado: 'Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.' Responderam eles: 'Somos descendentes de Abraão, e nunca fomos escravos de ninguém. Como podes dizer: 'Vós vos tornareis livres'? Jesus respondeu: 'Em verdade, em verdade vos digo, todo aquele que comete pecado é escravo do pecado. O escravo não permanece para sempre numa família, mas o filho permanece nela para sempre. Se, pois, o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres. Bem sei que sois descendentes de Abraão; no entanto, procurais matar-me, porque a minha palavra não é acolhida por vós. Eu falo o que vi junto do Pai; e vós fazeis o que ouvistes do vosso pai.' Eles responderam então: 'O nosso pai é Abraão.' Disse-lhes Jesus: 'Se sois filhos de Abraão, praticai as obras de Abraão! Mas agora, vós procurais matar-me, a mim, que vos falei a verdade que ouvi de Deus. Isto, Abraão não o fez. Vós fazeis as obras do vosso pai.' Disseram-lhe, então: 'Nós não nascemos do adultério, temos um só pai: Deus.' Respondeu-lhes Jesus: 'Se Deus fosse vosso Pai, vós certamente me amaríeis, porque de Deus é que eu saí, e vim. Não vim por mim mesmo, mas foi ele que me enviou.

Comentário

Para ser discípulo de Jesus é necessário estar ligado a ele. Ser cristão não é uma questão doutrinária, embora o cristianismo tenha uma doutrina; nem é um tema cultico-litúrgico, embora exista culto e liturgia; nem é uma questão disciplinar, embora tenha uma estrutura e organicidade disciplinar; não é nem uma questão de "estrita espiritualidade", embora o cristianismo seja um caminho de espiritualidade.

Ser cristão é ter uma relação pessoal, existencial com Jesus de Nazaré, morto na cruz do Calvário e ressuscitado pela Justiça de Deus Pai. Estar ligado à pessoa de Jesus e acolher seu projeto plenamente na vida é o que garante plena liberdade aos seres humanos. Devemos estar atentos, porque na vida de religião, muitas vezes o ser humano, em vez de caminhar em direção à liberdade, acaba preso nas escravidões, fortes ou sutis, que a religião sabe organizar. Que cada crente cultive um relacionamento pessoal com Jesus, que o leve a experimentar a liberdade dos Filhos de Deus, que ele sabe dar.

Santo do Dia
Nossa Senhora da Penha

Lá pelo ano de 1434, N. Senhora apareceu em sonhos a um monge chamado Simão Vela. Cercada de luz, ela lhe acenava para que fosse até ela na montanha. Nessa procura, o monge vagou por cinco anos, até que finalmente encontrou na encosta da montanha Penha de França, no norte da Espanha, a imagem vista em sonho. Construiu ali uma ermida, onde mais tarde surgiu o santuário de N. Senhora da Penha. É invocada com a seguinte oração: Virgem Santíssima, Nossa Senhora da Penha, sois a Consoladora dos aflitos. Infundi em nossos corações o conforto e o alívio. Sois a nossa esperança. Em vós depositamos nossa confiança e esperamos da vossa bondade o lenitivo para as dores que nos acabrunham. Assisti-nos nas agruras desta vida, para que façamos delas semente para um mundo mais fraterno e mais humano. Enxugai-nos o pranto, para que percebamos nesses desafios a sabedoria da vontade divina, e possamos merecer as vossas bênçãos e as de Jesus, vosso divino Filho. Amém.