Consulta diaria


Primeira leitura: Nm 21,4-9:
Aquele que for mordido e olhar para a serpente de bronze viverá.
Salmo: Sl 101, 2-3. 16-18. 19-21 (R. 2): 
Ouvi, Senhor, e escutai minha oração e chegue até vós o meu clamor.
Evangelio: Jo 8,21-30: 
Quando tiverdes elevado o Filho do Homem, então sabereis que eu sou.

 

 

Naquele tempo, disse Jesus aos fariseus: 'Eu parto e vós me procurareis, mas morrereis no vosso pecado. Para onde eu vou, vós não podeis ir.' Os judeus comentavam: 'Por acaso, vai-se matar? Pois ele diz: 'Para onde eu vou, vós não podeis ir'?' Jesus continuou: 'Vós sois daqui de baixo, eu sou do alto. Vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo. Disse-vos que morrereis nos vossos pecados, porque, se não acreditais que eu sou, morrereis nos vossos pecados.' Perguntaram-lhe pois: 'Quem és tu, então?' Jesus respondeu: 'O que vos digo, desde o começo. Tenho muitas coisas a dizer a vosso respeito, e a julgar também. Mas aquele que me enviou é fidedigno, e o que ouvi da parte dele é o que falo para o mundo.' Eles não compreenderam que lhes estava falando do Pai. Por isso, Jesus continuou: 'Quando tiverdes elevado o Filho do Homem, então sabereis que eu sou, e que nada faço por mim mesmo, mas apenas falo aquilo que o Pai me ensinou. Aquele que me enviou está comigo. Ele não me deixou sozinho, porque sempre faço o que é de seu agrado.' Enquanto Jesus assim falava, muitos acreditaram nele.

Comentário

Jesus continua a revelar sua identidade. O Evangelho de João tem toda uma pedagogia para dizer quem é Jesus e por que é, em suma, a revelação completa de Deus. Jesus é o "Eu-Sou", mas essa revelação só será completa e total quando ele for elevado na "Cruz do Calvário". Na cruz, Jesus será plenamente a luz do mundo. Somente quem a recebe, com fé e adere a Ele, entra na clareza que Deus oferece ao mundo. Aproximamo-nos dos dias em que recordamos o mistério da paixão e morte de Jesus. Oxalá não seja "mais uma Semana Santa" em nossas vidas. Deixemos que a luz do Crucificado, que revelou o mistério definitivo de Deus, inunde nossas mentes, sentimentos, palavras e ações, para que o mundo creia pelo nosso testemunho. Recordemos que somente pela Cruz podemos chegar a conhecer totalmente a Jesus, como o Messias definitivo de Deus. Qualquer outro acesso a Deus, que não seja o da Cruz, é simplesmente idolátrico.

Santo do Dia
S. Benjamim
séc. V ? mártir ? \"Benjamim? quer dizer \"filho da felicidade?

Benjamim foi martirizado na perseguição de Sapor II, rei da Pérsia. Tal perseguição iniciou-se com a condenação à morte do bispo Abdias, que, num excesso de zelo, incendiara o templo do Fogo. Preso, foi jogado em um cárcere para que mudasse de ideia. Queriam que prometesse manter-se em silêncio e não mais importunar os magos e sacerdotes persas com sua pregação. Recusou-se a fazer tal juramento, dizendo que, agindo assim, incorreria nos castigos que o Mestre reservava aos servos infiéis. Foi libertado, mas, como continuasse irredutível na fé e pregação, prenderam-no de novo e o torturaram, submetendo-o ao suplício da empalação (c. 422).