Consulta diaria


Primeira leitura: Is 49,1-6: 
Eu te farei luz das nações, para que minha salvação chegue até aos confins da terra. (2º canto do Servo do Senhor)
Salmo:  Sl 70, 1-2. 3-4a. 5-6ab. 15.17 (R.15): 
Minha boca anunciará vossa justiça.
Evangelio: Jo 13,21-33.36-38: 
Um de vós me entregará... O galo não cantará antes que me tenhas negado três vezes.

 

 

Naquele tempo: Estando à mesa com seus discípulos, Jesus ficou profundamente comovido e testemunhou: 'Em verdade, em verdade vos digo, um de vós me entregará.' Desconcertados, os discípulos olhavam uns para os outros, pois não sabiam de quem Jesus estava falando. Um deles, a quem Jesus amava, estava recostado ao lado de Jesus. Simão Pedro fez-lhe um sinal para que ele procurasse saber de quem Jesus estava falando. Então, o discípulo, reclinando-se sobre o peito de Jesus, perguntou-lhe: 'Senhor, quem é?' Jesus respondeu: 'É aquele a quem eu der o pedaço de pão passado no molho.' Então Jesus molhou um pedaço de pão e deu-o a Judas, filho de Simão Iscariotes. Depois do pedaço de pão, Satanás entrou em Judas. Então Jesus lhe disse: 'O que tens a fazer, executa-o depressa.' Nenhum dos presentes compreendeu por que Jesus lhe disse isso. Como Judas guardava a bolsa, alguns pensavam que Jesus lhe queria dizer: 'Compra o que precisamos para a festa', ou que desse alguma coisa aos pobres. Depois de receber o pedaço de pão, Judas saiu imediatamente. Era noite. Depois que Judas saiu, disse Jesus: 'Agora foi glorificado o Filho do Homem, e Deus foi glorificado nele. Se Deus foi glorificado nele, também Deus o glorificará em si mesmo, e o glorificará logo. Filhinhos, por pouco tempo estou ainda convosco. Vós me procurareis, e agora vos digo, como eu disse também aos judeus: 'Para onde eu vou, vós não podeis ir'. Simão Pedro perguntou: 'Senhor, para onde vais?' Jesus respondeu-lhe: 'Para onde eu vou, tu não me podes seguir agora, mas me seguirás mais tarde.' Pedro disse: 'Senhor, por que não posso seguir-te agora? Eu darei a minha vida por ti!' Respondeu Jesus: 'Darás a tua vida por mim? Em verdade, em verdade te digo: o galo não cantará antes que me tenhas negado três vezes.'

Comentário

No evangelho aparece Judas Iscariotes, conhecido como o traidor. Tantas vezes interpretamos essa figura como um personagem que agiu de forma isolada e por simples maldade com o Filho do Homem. Também aparece a figura de Pedro de quem Jesus prediz que no momento definitivo o negará. Lemos esta negação somente personificada neste personagem. Porém, esquecemos que tanto Judas, com sua traição e Pedro com sua negação representam os cristãos de todos os tempos, representam a nós também. Todo batizado precisa ficar atento, deve deter-se no caminho e revisar a vida, as atitudes, os sentimentos e as palavras. Podemos encarnar em nossa própria existência o papel de Judas e/ou o de Pedro. Judas é símbolo do discípulo que não renuncia ao dinheiro; Pedro, por sua parte, é símbolo daquele que não renuncia à honra. Quando um batizado não sabe renunciar ao dinheiro e à honra está historizando em sua vida a traição ou a negação que estes dois discípulos de Jesus simbolizam.

Santo do Dia
S. Bernadete
1844-1879 ? vidente e religiosa ? \"Bernardete? deriva de \"Bernardo? e quer dizer \"aquele que é forte como um urso?


Bernadete ou Maria Bernarda Soubirous nasceu em Lourdes e morreu em Nevers. De saúde frágil, era uma menina simples, alegre, dócil, amável e amada por todos. Tinha 14 anos, quando, em 1858, a Virgem Maria lhe apareceu pela primeira vez em uma gruta, em Lourdes. Por 18 vezes, Nossa Senhora a visitou sempre pedindo que rezasse e fizesse penitência em reparação a seu Imaculado Coração. Incompreendida e criticada até mesmo pelos setores religiosos, ela a tudo suportou com humildade e paciência. Ingressou no convento das Irmãs de Caridade de Nevers e ali viveu por 13 anos na simplicidade e obediente à vontade de Deus, que a provava com muita dor e enfermidades. Morreu aos 35 anos de idade e foi canonizada 54 anos depois.