Consulta diaria


Primeira leitura: Gn 17,3-9: 
Farei de ti o pai de uma multidão de nações.
Salmo: Sl 104, 4-5. 6-7. 8-9 (R. 8a): 
R. O Senhor se lembra sempre da Aliança!
Evangelio: Jo 8,51-59: 
Vosso pai Abraão exultou, por ver o meu dia.

 

 

Naquele tempo, disse Jesus aos judeus: Em verdade, em verdade, eu vos digo: se alguém guardar a minha palavra, jamais verá a morte.' Disseram então os judeus: 'Agora sabemos que tens um demônio. Abraão morreu e os profetas também, e tu dizes: 'Se alguém guardar a minha palavra jamais verá a morte'. Acaso és maior do que nosso pai Abraão, que morreu, como também os profetas? Quem pretendes tu ser?' Jesus respondeu: 'Se me glorifico a mim mesmo, minha glória não vale nada. Quem me glorifica é o meu Pai, aquele que vós dizeis ser o vosso Deus. No entanto, não o conheceis. Mas eu o conheço e, se dissesse que não o conheço, seria um mentiroso, como vós! Mas eu o conheço e guardo a sua palavra. Vosso pai Abraão exultou, por ver o meu dia; ele o viu, e alegrou-se.' Os judeus disseram-lhe então: 'Nem sequer cinquenta anos tens , e viste Abraão!' Jesus respondeu: 'Em verdade, em verdade vos digo, antes que Abraão existisse, eu sou'. Então eles pegaram em pedras para apedrejar Jesus, mas ele escondeu-se e saiu do Templo.

Comentário

A maneira de ser e de falar de Jesus provocava raiva no povo de seu tempo. Muitos acomodados às velhas tradições, não podiam receber com satisfação e alegria o frescor da Boa Notícia. O povo se armava com pedras para acabar com Jesus. Eles não podiam entender a novidade que Jesus propunha. Essa novidade eles enfrentavam com violência. Jesus se manifesta com uma autoridade tremenda: “Se alguém guardar a minha palavra jamais verá a morte” Ao falar assim Jesus se manifesta como a revelação autorizada de Deus. Ele é Deus e fala com a autoridade divina que tem. Isso molesta o povo. Isso irrita as autoridades religiosas do judaísmo. Jesus se revela como o “EU SOU”. Por isso se atreve a dizer aos judeus que ele é anterior a Abraão. Reconhecer a Jesus como o Senhor é uma das coisas que devemos pedir ao Espírito de Deus que nos conceda nesta Quaresma. Enquanto não reconhecermos a Jesus como o Senhor, as mudanças em nossas vidas não serão profundas.

Santo do Dia
S. Gema Galgani
1878-1903 ? \"Gema? quer dizer \"pedra preciosa?, \"jóia?

Filha de farmacêutico, Gema Galgani nasceu em Camigliano, na Toscana, em 1878. Órfã de mãe aos oito anos, arcou com a responsabilidade da criação de seus sete irmãos. Anos mais tarde, morreu também o pai, ficando a família sem recursos. Não bastasse isso, foi acometida por grave doença, o que a obrigou a confiar os irmãos a parentes. Tentou, sem conseguir, por causa do estado de saúde precária, ingressar na vida religiosa. No dia 8 de março, na vigília da festa do Sagrado Coração, recebeu os estigmas, ou seja, as mãos, os pés e o coração chagaram-se. Em uma visão mística, Jesus lhe apareceu, e das chagas dele saíam chamas de fogo, que atingiram as mãos, os pés e o coração dela. Esse fato repetiu-se regularmente até o fim de sua vida. Morreu no dia 11 de abril de 1903.