Consulta diaria


Primeira leitura: Dn 3,14-20.24.49a.91-92.95: 
Enviou seu anjo e libertou seus servos.
Salmo: Dn 3, 52. 53. 54. 55. 56 (R. 52b): 
A vós louvor, honra e glória eternamente!
Evangelio: Jo 8,31-42: 
Se o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres.

 

 

Naquele tempo: Jesus disse aos judeus que nele tinham acreditado: 'Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.' Responderam eles: 'Somos descendentes de Abraão, e nunca fomos escravos de ninguém. Como podes dizer: 'Vós vos tornareis livres'?' Jesus respondeu: 'Em verdade, em verdade vos digo, todo aquele que comete pecado é escravo do pecado. O escravo não permanece para sempre numa família, mas o filho permanece nela para sempre. Se, pois, o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres. Bem sei que sois descendentes de Abraão; no entanto, procurais matar-me, porque a minha palavra não é acolhida por vós. Eu falo o que vi junto do Pai; e vós fazeis o que ouvistes do vosso pai.' Eles responderam então: 'O nosso pai é Abraão.' Disse-lhes Jesus: 'Se sois filhos de Abraão, praticai as obras de Abraão! Mas agora, vós procurais matar-me, a mim, que vos falei a verdade que ouvi de Deus. Isto, Abraão não o fez. Vós fazeis as obras do vosso pai.' Disseram-lhe, então: 'Nós não nascemos do adultério, temos um só pai: Deus.' Respondeu-lhes Jesus: 'Se Deus fosse vosso Pai, vós certamente me amaríeis, porque de Deus é que eu saí, e vim. Não vim por mim mesmo, mas foi ele que me enviou.

Comentário

A fidelidade à Palavra de Jesus é a que dá certeza de estar no caminho discipular, no caminho verdadeiro. Na verdade é a única realidade que gera, na história da humanidade e na pessoa em concreto, a liberdade. É preciso ser livre para ter uma relação pessoal com o Pai de Jesus. Deus não faz pacto com escravos. Deus precisa de pessoas livres, para que na liberdade acolham sua proposta e a tornem possível na história. A verdade que dá liberdade é o conhecimento total do Pai. E é Jesus quem revela definitivamente a Deus. Não se pode aceitar a mensagem de Jesus sobre Deus e sobre os seres humanos se não aceitamos de maneira contundente que essa mensagem é a mesma vida de Jesus de Nazaré. Ele é a mensagem de Deus que se fez carne. É Filho de Homem e Filho de Deus. Abramo-nos à revelação de Deus realizada por Jesus. Então conheceremos a verdade e a verdade nos fará livres.

Santo do Dia
S. Antônio Neyrot
séc. XVI ? dominicano ? \"Antônio? quer dizer \"aquele que está à frente, na vanguarda?, \"pioneiro?

Antônio Neyrot nasceu em Rívoli, Itália, por volta de 1420. Era dominicano e contemporâneo de Fra Angélico. Em 1450, foi para Sicília, dali para Nápoles, onde acabou sendo preso por piratas e levado para Tunes. Abraçou o islamismo e se casou. Por volta de 1450, retratou-se publicamente e retornou à fé católica. A multidão enfurecida massacrou-o e expuseram seu corpo à irrisão pública. Foi canonizado pelo papa Clemente XIII, em 1767.