Consulta diaria


Primeira leitura: Nm 21,4-9: 
Aquele que for mordido e olhar para a serpente de bronze viverá.
Salmo: Sl 101, 2-3. 16-18. 19-21 (R. 2): 
Ouvi, Senhor, e escutai minha oração e chegue até vós o meu clamor.
Evangelio: Jo 8,21-30: 
Quando tiverdes elevado o Filho do Homem, então sabereis que eu sou.

 

 

Naquele tempo, disse Jesus aos fariseus: 'Eu parto e vós me procurareis, mas morrereis no vosso pecado. Para onde eu vou, vós não podeis ir.' Os judeus comentavam: 'Por acaso, vai-se matar? Pois ele diz: 'Para onde eu vou, vós não podeis ir'?' Jesus continuou: 'Vós sois daqui de baixo, eu sou do alto. Vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo. Disse-vos que morrereis nos vossos pecados, porque, se não acreditais que eu sou, morrereis nos vossos pecados.' Perguntaram-lhe pois: 'Quem és tu, então?' Jesus respondeu: 'O que vos digo, desde o começo. Tenho muitas coisas a dizer a vosso respeito, e a julgar também. Mas aquele que me enviou é fidedigno, e o que ouvi da parte dele é o que falo para o mundo.' Eles não compreenderam que lhes estava falando do Pai. Por isso, Jesus continuou: 'Quando tiverdes elevado o Filho do Homem, então sabereis que eu sou, e que nada faço por mim mesmo, mas apenas falo aquilo que o Pai me ensinou. Aquele que me enviou está comigo. Ele não me deixou sozinho, porque sempre faço o que é de seu agrado.' Enquanto Jesus assim falava, muitos acreditaram nele.

Comentário

Jesus revela sua identidade e ao mesmo tempo a identidade de seu Pai Deus. Jesus é a revelação verdadeira e definitiva de Deus, mas nem isso se exime de ser repudiado e condenado à morte por seus próprios irmãos de raça e religião. Precisamente será na cruz, no lugar mais ignominioso, onde ele se revelará definitivamente como o “Eu-Sou”. Jesus é o “Eu-Sou”, ele é o que está intimamente unido a Deus Pai. Jesus ocupa o papel de Deus. Fica manifestada definitivamente a divindade do Filho. Cada vez que queiramos chegar ao Pai, devemos fazê-lo por seu intermédio. Jesus, com a maneira amorosa e misericordiosa de viver, terminará derrotando toda força maligna que dominou a história. Com a Cruz de Jesus uma coisa precisa ficar clara para todos os cristãos: o mundo mudará não por meio de grandes projetos, mas pela fragilidade de um crucificado. Não será a forma, mas o amor que vai transformar a história humana.

Santo do Dia
S. Maria Cléofas
séc. I ? \"Maria? significa \"Amada?, \"Excelsa?

Maria de Clopas ou Cléofas foi testemunha ocular da morte de Jesus na cruz: \"Junto à cruz de Jesus estavam de pé sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cléofas, e Maria Madalena...? (Jo 19,25ss). Junto com suas companheiras também foi ao túmulo ungir o corpo de Jesus: \"Passado o sábado, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé compraram aromas para ungir Jesus. E, no primeiro dia da semana, foram muito cedo ao sepulcro, mal o sol havia despontado? (Mc 16,1ss).

Parente da Mãe de Jesus, pertencia ao grupo de mulheres que acompanhavam e serviam o Mestre. Há quem afirme que Alfeu Cléofas, seu marido, era irmão de José e pai de Judas Tadeu e de Simão, que mais tarde se tornariam bispos de Jerusalém. E teria sido também um dos discípulos de Emaús que reconheceram o Ressuscitado \"na fração do pão?. Dessa maneira S. Maria Cléofas foi mãe de três apóstolos, e é uma daquelas que anunciaram a ressurreição de Jesus (Lc 24,1-11; Jo 19,25).