Consulta diaria


Primeira leitura: Dn 9, 4b-10: 
Pecamos, temos praticado a injustiça e a impiedade.
Salmo: Sl 78, 8. 9. 11. 13 (R. 102,10a): 
O Senhor não nos trata como exigem nossas faltas.
Evangelio: Lc 6,36-38: 
Perdoai e sereis perdoados.

 

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso. Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados. Dai e vos será dado. Uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante será colocada no vosso colo; porque com a mesma medida com que medirdes os outros, vós também sereis medidos.'

Comentário

Encontramo-nos hoje, no relato lucano, com a segunda parte do que se denomina o discurso da planície. Nele Jesus apresenta a forma de ser de Deus como o caminho ao qual ele convida os discípulos a entrar. Jesus chama à compaixão, assim como o Pai é compassivo; o convite é para ser compassivo de forma efetiva. Uma pessoa que se abre, de maneira total e comprometida ao amor, torna-se generosa para com Deus, que Jesus revelou. É urgente e ainda necessário que todo homem e mulher que crê em Jesus, assuma em sua própria vida a maneira de ser de Deus. É o amor que oferecemos aos demais, o jeito de ser e de relacionar-nos com os outros, o que definitivamente produz a medida com a qual seremos medidos na história. O amor, a bondade, a ternura, a generosidade, o perdão, possibilitam que a humanidade floresça no meio da história. Que este tempo de Quaresma faça de nós pessoas compassivas, como é compassivo o nosso Pai, Deus.

Santo do Dia
S. Gabriel Arcanjo
Patrono dos carteiros, dos embaixadores, telecomunicadores, filatelistas ? \"
Gabriel? quer dizer \"Ele (Deus) é forte?

Gabriel Arcanjo foi o anjo que anunciou à Virgem Maria, em Nazaré, dois acontecimentos importantes para a história da salvação: o nascimento de João Batista, o último e grande profeta do Antigo Testamento e precursor do Messias, e o nascimento de Jesus, o Salvador esperado, que dela haveria de nascer (Lc 1,26-38). Sua mensagem de esperança repercute até hoje pela prece universal da ave-maria: \"Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco...?.